Porto Digital ganha centro de serviços para internet
20 de dezembro de 2005

Convênio entre MCT, Microsoft e Cesar define instalação de unidade para desenvolvimento de pesquisas e desenvolvimento de serviços para a rede mundial no centro histórico de Recife

Porto Digital ganha centro de serviços para internet

Convênio entre MCT, Microsoft e Cesar define instalação de unidade para desenvolvimento de pesquisas e desenvolvimento de serviços para a rede mundial no centro histórico de Recife

20 de dezembro de 2005

 

Agência FAPESP - O Centro de Web Services (CeWS), primeiro centro de excelência da América Latina especializado em pesquisas e desenvolvimento de serviços para internet, será instalado no Porto Digital, no centro histórico de Recife.

Um convênio para a criação do espaço foi assinado no sábado (17/12), por Sergio Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Cavalcante, presidente do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), e Emilio Umeoka, presidente da Microsoft no Brasil.

Além do acordo de cooperação técnica e científica, Umeoka e Rosana Fernandes, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Motorola, assinaram uma carta de intenções que deve transformar essa empresa no primeiro cliente do CeWS.

Os serviços de internet, ou web services, correspondem à uma nova arquitetura criada para atender a demanda gerada pelo crescente ambiente competitivo entre empresas e países. Os CeWS têm como objetivo criar soluções que permitam maior integração e troca de informações entre empresas ou órgãos do governo.

A Microsoft afirma que pretende direcionar clientes e parceiros que querem usar os web services para os novos centros, gerando demanda e troca de conhecimentos. "O impacto que esperamos é a conexão de diversos dispositivos que estão isolados hoje na criação de novos serviços", disse o presidente da Microsoft no Brasil, em comunicado do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Para a empresa, a área é considerada essencial no processo de posicionamento estratégico do Brasil como produtor e exportador de software. O centro no Recife será o terceiro do mundo fora dos Estados Unidos, após China e Índia. Outras duas unidades serão abertas em breve em Porto Alegre e em Campinas.

Segundo Sergio Rezende, a criação do Centro de Web Services é mais um passo importante dado pelo Porto Digital para se consolidar como um centro de produção de software. "Já é o maior parque tecnológico urbano do país e tem sido pioneiro em atrair diversas iniciativas", disse.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.