Estudantes do ensino médio visitam mostra de reproduções de Candido Portinari na sede da FAPESP para concluir projeto escolar (foto: Tatiane Brito)

Portinari aberto a escolas
24 de novembro de 2010

Estudantes do ensino médio visitam mostra de reproduções de Candido Portinari na sede da FAPESP para concluir projeto escolar

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Estudantes do ensino médio visitam mostra de reproduções de Candido Portinari na sede da FAPESP para concluir projeto escolar

24 de novembro de 2010

Estudantes do ensino médio visitam mostra de reproduções de Candido Portinari na sede da FAPESP para concluir projeto escolar (foto: Tatiane Brito)

 

Por Jussara Mangini

Agência FAPESP – Um grupo de 35 estudantes do ensino médio teve uma aula diferenciada nesta terça-feira (23/11). Como parte de um projeto de valorização do patrimônio histórico e cultural, os alunos da Escola Estadual Jorge Duprat Figueiredo, do Jardim Santa Terezinha, zona leste de São Paulo, visitaram a exposição de reproduções de obras de Candido Portinari (1903-1962) na sede da FAPESP.

A vida e obra do pintor inspiraram os professores da escola pela importância cultural, histórica e social, possibilitando a abordagem pelas disciplinas de arte, geografia, história e língua portuguesa.

Originalmente, a ideia era explorar o tema do projeto a partir de uma visita ao Museu Casa de Portinari, na antiga residência do pintor em Brodowski, no interior de São Paulo. Por questões logísticas e de orçamento, não foi possível.

“Essa exposição da FAPESP surgiu como oportunidade para concretizar nosso projeto de forma interdisciplinar, interativa e fora da sala de aula”, disse a professora de arte Marta Viegas Minucci.

Na visita, diante de 25 reproduções de importantes obras de Portinari, os estudantes receberam explicações gerais sobre a essência da obra do artista, sua maneira de captar os contextos sociais do país ao longo da história e detalhes das técnicas usadas em cada uma das obras expostas.

No projeto da Escola Estadual Jorge Duprat Figueiredo, os alunos são avaliados pela participação, que é espontânea, e não por notas. Cada participante escolheu uma obra com a qual mais se identificou e apresentará sua “leitura individual” em trabalhos visuais em papel canson no dia 27 de novembro, em uma mostra na escola.

O aluno do terceiro ano do ensino médio, Eduardo d´Amélio, 17 anos, estava indeciso entre as obras Tiradentes e O Morro. “A primeira me impressiona pela estrutura geométrica, a mistura de cores, a energia que passa. E O Morro representa as classes sociais. Tem a ver com o tema de uma peça de teatro que assistimos há alguns dias”, disse o estudante, que se interessa bastante por arte e gosta desse “jeito mais interativo de aprender”.

“O objetivo do projeto é fazer com que os alunos percebam como se deu a formação do povo brasileiro e a importância da valorização do patrimônio cultural”, disse a professora de geografia Laina da Costa Honorato, formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e ex-bolsista FAPESP na Iniciação Científica.

A exposição é resultado de uma homenagem que a FAPESP faz a artistas plásticos que nasceram ou se radicaram em São Paulo, ilustrando seu relatório anual de atividades com obras selecionadas. A edição de 2005 apresentou obras de Francisco Rebolo (1902-1980), seguida por Aldo Bonadei (1906-1974) no ano seguinte, Lasar Segall (1891-1957) em 2007 e Tarsila do Amaral (1886-1973) em 2008.

O lançamento do relatório foi marcado pela abertura da exposição de reproduções das obras selecionadas para ilustrar a publicação. As reproduções são ampliadas proporcionalmente ao tamanho original e podem ser vistas pelo público geral no saguão da FAPESP.

Escolas interessadas em visitar a exposição Portinari têm até 30 de novembro. O agendamento deve ser feito pelo e-mail tatiane@fapesp.br ou pelo telefone (11) 3838-4235.

A exposição também pode ser vista pela internet, no endereço: www.fapesp.br/publicacoes/portinari.

Outra opção é visitar o site do Projeto Portinari (www.portinari.org.br) que reúne digitalizada praticamente toda a obra do pintor, além de textos, correspondências, recortes de periódicos, livros, fotografias de época, depoimentos e catálogos de exposição e de leilão.
 

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