Programa de rádio Pesquisa Brasil deste fim de semana retoma a discussão sobre o aquecimento global. Carlos Nobre, do Inpe, abordará medidas propostas pelo IPCC para diminuir emissões de dióxido de carbono
Programa de rádio Pesquisa Brasil deste fim de semana retoma a discussão sobre o aquecimento global. Carlos Nobre, do Inpe, abordará medidas propostas pelo IPCC para diminuir emissões de dióxido de carbono
O pesquisador falará sobre o mais recente relatório do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês). As novidades no texto e as providências propostas para a diminuição das emissões de dióxido de carbono serão assuntos abordados.
Na reportagem especial, o geneticista Sérgio Danilo Pena, professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), responderá a dúvidas de ouvintes sobre a presença de marcadores genéticos de origem africana na população brasileira.
Ao lado de Maria Cátira Bortolini, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pena está ajudando a resgatar parte da história ainda pouco esclarecida sobre a origem dos quase 5 milhões de escravos africanos que chegaram aos portos de Rio de Janeiro, Salvador e Recife e contribuíram para a formação do povo brasileiro.
Outra reportagem apresentará um estudo que propõe o reconhecimento dos catadores de caranguejo do Espírito Santo como parte do complexo turístico capixaba, defendido por pesquisadores como Jaime Doxsey, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Ajude a fazer o programa: envie perguntas, críticas e sugestões para pesquisabrasil@fapesp.br. O ouvinte que tiver sua pergunta selecionada ganhará uma assinatura semestral de Pesquisa FAPESP.
Pesquisa Brasil é transmitido pela Rádio Eldorado AM (700 kHz) aos sábados, às 11h, e aos domingos às 9h. Nos mesmos horários, pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, ou pela internet, no endereço www.radioeldoradoam.com.br.
Os interessados também podem ouvir o conteúdo do programa no site da revista Pesquisa FAPESP, em www.revistapesquisa.fapesp.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.