Podcast aborda a técnica da seleção estatística de modelos | AGÊNCIA FAPESP

Podcast aborda a técnica da seleção estatística de modelos Programa integra a série A Matemática do Cérebro, produzida por integrantes do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática da USP (imagem: divulgação)

Podcast aborda a técnica da seleção estatística de modelos

04 de março de 2021

Agência FAPESP – O novo episódio da série de podcasts A Matemática do Cérebro, do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), trata da seleção estatística de modelos, um método que a ciência encontrou para analisar dados e identificar regularidades que não estão aparentes em um primeiro momento.

O NeuroMat é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sede na Universidade de São Paulo (USP).

O episódio, lançado no dia 25 de fevereiro, foi gravado de forma remota durante a quarentena e contou com a presença dos pesquisadores do NeuroMat Daniel Yasumasa Takahashi, que é biólogo e matemático, e Antônio Carlos Roque, que é físico e cientista da computação.

Durante os 35 minutos do programa, os participantes discutiram como os cientistas historicamente fazem para analisar os seus dados e testar hipóteses. Também explicaram como a técnica da seleção estatística de modelos é utilizada nas pesquisas sobre o cérebro desenvolvidas no NeuroMat.

O podcast está disponível no Spotify, no Itunes, no Google Podcast e também no site do NeuroMat.

Mais informações em: https://bit.ly/37VDUIE.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados