Pesquisadores buscam voluntários para avaliar os efeitos da pandemia na produção científica | AGÊNCIA FAPESP

Pesquisadores buscam voluntários para avaliar os efeitos da pandemia na produção científica Interessados em participar responderão questionário que requer dez minutos para ser preenchido e poderão interromper a participação em qualquer momento (imagem: Centers for Disease Control and Prevention (CDC))

Pesquisadores buscam voluntários para avaliar os efeitos da pandemia na produção científica

11 de dezembro de 2020

Agência FAPESP – Uma iniciativa em conjunto de professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) convida estudantes, professores e pesquisadores para participarem da pesquisa “Impactos da COVID-19 na publicação e editoração científica”.

A pesquisa tem como objetivo investigar os impactos da pandemia da COVID-19 sobre a publicação e editoração científica e analisar desigualdades segundo gênero e raça dos editores e revisores de periódicos científicos.

Os voluntários responderão a um questionário curto, por meio do celular, computador ou tablet, com acesso à internet, com duração aproximada de dez minutos. Não será perguntado nome, nem endereço. Serão armazenadas unicamente as respostas fornecidas, respeitando a confidencialidade das informações e o anonimato dos participantes, o sigilo e a confidencialidade dos dados, que serão analisados em conjunto.

É possível interromper a participação na pesquisa em qualquer momento, e o questionário será automaticamente excluído.

Os resultados da pesquisa têm potencial de fornecer subsídios para a elaboração de políticas a fim de enfrentar as desigualdades de sexo, gênero e raça entre os atores envolvidos na publicação e editoração científica. A pesquisa também permitirá conhecer as iniciativas que os periódicos científicos desenvolvem para abordar as desigualdades de gênero e raça na publicação e as mudanças ocorridas nas revistas no âmbito da pandemia.

A pesquisa é coordenada por Bruno Pereira Nunes, do Departamento de Enfermagem da UFPel, Leila Posenato Garcia, da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, e Taís Freire Galvão, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp. Os coordenadores podem ser contatados pelo e-mail impactos.publicacao@gmail.com.

Para participar da pesquisa, os interessados devem acessar https://redcap.ufpel.edu.br/surveys/index.php?s=ANMTNPFFDR.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados