Obras foram premiadas nas categorias Arquitetura, Urbanismo, Artes e Fotografia (foto), Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Direito, Educação e Pedagogia, Engenharias, Psicologia, Psicanálise e Comportamento, Tradução e Economia

Pesquisadores apoiados pela FAPESP ganham Prêmio Jabuti
23 de fevereiro de 2016

Obras foram premiadas nas categorias Arquitetura, Urbanismo, Artes e Fotografia, Ciências da Saúde, Humanas, Direito, Educação e Pedagogia, entre outras

Pesquisadores apoiados pela FAPESP ganham Prêmio Jabuti

Obras foram premiadas nas categorias Arquitetura, Urbanismo, Artes e Fotografia, Ciências da Saúde, Humanas, Direito, Educação e Pedagogia, entre outras

23 de fevereiro de 2016

Obras foram premiadas nas categorias Arquitetura, Urbanismo, Artes e Fotografia (foto), Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Direito, Educação e Pedagogia, Engenharias, Psicologia, Psicanálise e Comportamento, Tradução e Economia

 

Diego Freire | Agência FAPESP – Pesquisadores de diferentes instituições no Estado de São Paulo foram laureados pela 57ª edição do Prêmio Jabuti, mais importante premiação do mercado editorial brasileiro.

A edição de 2015 recebeu 2.573 inscrições de livros em 27 categorias. Os autores que receberem a maior pontuação dos jurados são considerados vencedores em sua área, divididos em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Entre as obras premiadas está Os pioneiros da habitação social no Brasil – Cem anos de política pública no Brasil, de Nabil Bonduki, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), publicado pela Editora Unesp e pelas Edições Sesc São Paulo. O livro, que ficou em 2º lugar na categoria Arquitetura, Urbanismo, Artes e Fotografia, foi produzido com apoio da FAPESP na linha de fomento Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil.

Quatro livros com pesquisadores de instituições paulistas entre seus autores ficaram em primeiro lugar. Na categoria Direito, o primeiro colocado foi Direitos fundamentais das pessoas em situação de rua (Editora D’Plácido), de Ada Pellegrini Grinover, Gregório Assagra de Almeida, Miracy Gustin, Paulo Cesar Vicente de Lima e Rodrigo Iennaco.

Na categoria Educação e Pedagogia o primeiro colocado foi Práticas da interdisciplinaridade no ensino e pesquisa (Editora Manole), de Arlindo Philippi Jr., da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e Valdir Fernandes.

O livro O tronco e os ramos – Estudos de história da Psicanálise, de Renato Mezan, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ficou em 1º lugar na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento. Mezan também é autor das obras Sonhar, dormir e psicanalisar: viagens ao informe, Circuitos da solidão (solidão clínica e cultura) e A perda do seio - luto de um amor, publicadas com apoio da FAPESP.

Na categoria Ciências da Saúde, duas obras com pesquisadores apoiados pela FAPESP entre seus autores foram premiadas. Em segundo lugar, Tratado de Medicina Interna de cães e gatos (Editora Roca), de Márcia Mery Kogika, Márcia Marques Jericó e João Pedro de Andrade Neto. Kogika é professora associada da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP e uma das pesquisadoras principais do projeto temático Avaliação da terapia com células-tronco hematopoiéticas na doença renal crônica em cães. Em terceiro lugar, Atualização em Hemorragia Digestiva: Novos Conceitos na sua Fisiopatologia, Diagnóstico e Tratamento (Editora Atheneu), de Bruno Zilberstein, Flair José Carrilho, Ivan Cecconello e Luiz Augusto Carneiro D’albuquerque, todos da Faculdade de Medicina da USP.

Em Ciências Humanas, outras duas obras foram premiadas: em segundo lugar, Políticas culturais e povos indígenas (Editora Unesp – Selo Cultura Acadêmica), de Pedro de Niemeyer Cesarino e Manuela Carneiro da Cunha, ambos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP; em terceiro, Tortura na era dos direitos humanos (Editora da USP), de Nancy Cardia e Roberta Astolfi. Cardia é uma das pesquisadoras principais do Núcleo de Estudos da Violência (NEV), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

Em Engenharias, Tecnologias e Informática, ficou em segundo lugar o livro Robótica móvel (LTC Editora), organizado por Roseli Aparecida Francelin Romero, Edson Prestes, Fernando Osório e Denis Fernando Wolf, todos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

Na categoria Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer, ficou em terceiro lugar a obra Inflação e crises – o papel da moeda (Elsevier), de Affonso Celso Pastore, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

O Prêmio Jabuti foi instituído em 1959 e é entregue anualmente pela Câmara Brasileira do Livro. A lista com todos os vencedores da última edição está disponível em premiojabuti.com.br.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.