A premiação ocorreu em outubro, durante a a conferência anual da CSS (foto: divulgação)
O trabalho de Ricardo Martínez-García busca compreender até que ponto os diferentes sistemas ecológicos são governados por um conjunto mínimo de regras, o que pode melhorar a capacidade de manejo e conservação
O trabalho de Ricardo Martínez-García busca compreender até que ponto os diferentes sistemas ecológicos são governados por um conjunto mínimo de regras, o que pode melhorar a capacidade de manejo e conservação
A premiação ocorreu em outubro, durante a a conferência anual da CSS (foto: divulgação)
Agência FAPESP – O físico Ricardo Martínez-García, pesquisador associado ao Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), foi homenageado pela Sociedade de Sistemas Complexos (CSS) com o Prêmio Científico Júnior 2023.
A CSS concede esse prêmio a jovens cientistas que tenham alcançado resultados notáveis na sua busca pela compreensão de sistemas complexos. O anúncio foi feito em outubro último, durante a conferência anual da CSS, em Salvador (BA). Trata-se do maior encontro internacional para a comunidade de pesquisa sobre sistemas complexos – aqueles formados por muitos componentes que interagem entre si de maneiras muito intrincadas, como é o caso do cérebro, do tráfego de veículos em uma grande cidade ou do microbioma humano, por exemplo.
A pesquisa em sistemas complexos constrói pontes entre domínios científicos tradicionais. Essa é também uma característica do trabalho de Martínez-García, que estuda uma variedade de sistemas, desde comunidades microbianas, como biofilmes bacterianos, até ecossistemas áridos e semiáridos como as estepes. Ele atualmente lidera um Grupo de Jovens Pesquisadores no Centro para Compreensão de Sistemas Avançados (Casus) no Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf (HZDR), na Alemanha.
A investigação de Martínez-García busca compreender até que ponto os diferentes sistemas ecológicos são governados por um conjunto mínimo de regras, o que pode melhorar a capacidade de manejo e conservação.
“É muito gratificante ver que os seus pares reconhecem a relevância do seu trabalho e o consideram merecedor desse reconhecimento. Acredito que muitas vezes nos concentramos demais nas rejeições e nas desvantagens de seguir uma carreira científica, embora seja, em geral, um trabalho fantástico”, disse o pesquisador à Assessoria de Imprensa do ICTP-SAIFR – um centro de pesquisas apoiado pela FAPESP e sediado no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp). Martínez-García já foi Jovem Pesquisador da FAPESP.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.