Além de pesquisador do Cemaden, Marchezini é professor do Programa de Pós-Graduação em Desastres da Unesp (foto: acervo pessoal)
Com apoio da FAPESP, Victor Marchezini tem se dedicado a estudar os impactos dos desastres socioambientais na população
Com apoio da FAPESP, Victor Marchezini tem se dedicado a estudar os impactos dos desastres socioambientais na população
Além de pesquisador do Cemaden, Marchezini é professor do Programa de Pós-Graduação em Desastres da Unesp (foto: acervo pessoal)
Agência FAPESP – A Sociedade de Antropologia Aplicada (SfAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos entregou o Prêmio Internacional Pelto (Pelto International Award) de 2025 ao sociólogo Victor Marchezini, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (Cemaden).
Com apoio da FAPESP, Marchezini tem se dedicado a estudar os impactos dos desastres socioambientais na população, abordando a ciência social em seus vários aspectos dentro da ciência dos desastres, utilizando abordagens sociológicas e antropológicas para analisar vulnerabilidade e exclusão social, políticas de prevenção, preparação, educação para desastres, entre outros temas.
O prêmio foi entregue em reconhecimento aos seguintes feitos: “Engajamento na pesquisa”, “Colaboração internacional”, “Engajamento comunitário” e “Promoção da ciência social aplicada”.
Além de pesquisador do Cemaden há mais de dez anos, Marchezini é professor do Programa de Pós-Graduação em Desastres do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus de São José dos Campos.
O Pelto International Award foi criado em 2012 por ex-alunos e colegas de Pertti “Bert” Pelto, ex-professor da University of Connecticut (Estados Unidos). A iniciativa visa fortalecer as conexões entre a SfAA e cientistas sociais fora dos Estados Unidos, bem como apoiar o crescimento da ciência social aplicada no país de origem do destinatário.
Mais informações: https://appliedanthro.org/awards-prizes/general-awards/pelto-international-travel-award/2025-victor-marchezini-brazil/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.