Estudo sobre comportamento multiferróico em condutores moleculares foi feito em parceria com cientistas da Alemanha, Estados Unidos e Japão

Pesquisador da Unesp publica artigo na Nature Materials
29 de agosto de 2012

Pesquisador da Unesp publica artigo na Nature Materials

29 de agosto de 2012

Agência FAPESP – Valdeci Pereira Mariano de Souza, professor do Departamento de Física do Instituto de Geociências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro, publicou este mês artigo na revista Nature Materials

O artigo, publicado conjuntamente com pesquisadores da Alemanha, dos Estados Unidos e do Japão, envolve o estudo sobre comportamento multiferróico em condutores moleculares, segundo a Unesp.

Mariano de Souza explica que o estudo das propriedades elétricas, magnéticas e termodinâmicas de sistemas eletrônicos fortemente correlacionados constitui atualmente um dos tópicos de maior interesse dentro da Física da Matéria Condensada.

Nesse contexto, diversos comportamentos exóticos da matéria, como, por exemplo, comportamento multiferroico em condutores moleculares e condensação de Bose-Einstein, entre outros, têm sido reportados na literatura científica.

“Outro assunto de alto interesse é o estudo das propriedades do chamado estado isolante de Mott. Essencialmente, esse tipo de fase isolante ocorre devido a esse efeito de correlação eletrônica. O estado isolante de Mott pode ser visto como o ‘Santo Graal’ no entendimento do fenômeno de supercondutividade em supercondutores de altas temperaturas”, disse o professor do IGCE.

O trabalho publicado se insere na exploração da Física de Mott em condutores moleculares utilizando várias técnicas experimentais. “Foi mostrado que nessas substâncias, uma transição de fase do tipo de carga ordenada ocorre dentro do estado isolante de Mott, a qual é acompanhada por um ordenamento magnético”, disse Mariano de Souza.

“Dentro do estado isolante, a formação de dipolos elétricos é observada em temperatura específica, e a formação de tais dipolos elétricos dá origem ao ordenamento magnético. Trata-se de um comportamento exótico até então inédito na literatura”, disse.

Mariano de Souza é professor no Departamento de Física do IGCE desde outubro de 2011. Foi investigador principal do Instituto de Física da Universidade Goethe-Frankfurt de 2009 a 2011. É revisor dos periódicos Physical Review Letters, Physical Review B e European Physics Journal B.

O professor conduz o projeto de pesquisa “Investigação das propriedades termodinâmicas e de transporte de sistemas eletrônicos fortemente correlacionados”, financiado pela FAPESP.

O artigo Multiferroicity in an organic charge-transfer salt that is suggestive of electric-dipole-driven magnetism (doi:10.1038/nmat3400), de Mariano de Souza e outros, pode ser lido por assinantes da Nature Materiais em www.nature.com/nmat/journal/vaop/ncurrent/full/nmat3400.html.