O estudo de Buzinari foi apresentado no último congresso da American Heart Association, realizado em Boston (foto: acervo pessoal)
Trabalho de pós-doutorado foi conduzido na USP de Ribeirão Preto por Tereza Cristina Buzinari, ex-bolsista da FAPESP
Trabalho de pós-doutorado foi conduzido na USP de Ribeirão Preto por Tereza Cristina Buzinari, ex-bolsista da FAPESP
O estudo de Buzinari foi apresentado no último congresso da American Heart Association, realizado em Boston (foto: acervo pessoal)
Agência FAPESP – A pesquisadora Tereza Cristina Buzinari, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), foi uma das homenageadas pelo 2023 Paul Dudley White International Scholar da American Heart Association, na categoria “Hypertension Scientific Sessions”.
O trabalho, intitulado “Periodontitis Accelerates the Onset of Arterial Hypertension in SHR, while the Electrical Activation of the Carotid Sinus Nerve Delays the Beginning of the Increase in Blood Pressure”, é fruto de seu pós-doutorado, desenvolvido com apoio da FAPESP e supervisão do professor Hélio César Salgado, da FMRP-USP.
Buzinari estudou a relação entre o desenvolvimento da hipertensão arterial experimental e da periodontite em um modelo de ratos com hipertensão espontânea (SHR, na sigla em inglês). A pesquisa também avaliou, nesses animais, o efeito da estimulação do nervo do seio carotídeo no desenvolvimento da hipertensão arterial e da periodontite. O seio carotídeo é uma estrutura situada na região cervical e tem como função o controle dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.
“Vale destacar que essa abordagem do nervo do seio carotídeo é análoga à técnica denominada baroreceptor activation therapy, que tem sido proposta para o tratamento da hipertensão arterial em seres humanos – particularmente no caso de pacientes resistentes ao tratamento farmacológico”, explica Salgado à Agência FAPESP.
O trabalho também caracterizou o papel modulador neural, envolvendo o sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático), em situações fisiopatológicas, tais como a hipertensão arterial e a periodontite.
“Esse reconhecimento confirma que o foco atual da nossa pesquisa – envolvendo morbidades inflamatórias como periodontite, estomatite e insuficiência cardíaca e suas relações com a hipertensão arterial – é uma abordagem original, de ponta, que pode resultar, futuramente, no desenvolvimento de agentes anti-hipertensivos e terapêuticos relacionados a outras morbidades importantes, especialmente do ponto de vista epidemiológico, como insuficiência cardíaca, síndrome cardiorrenal e outras enfermidades”, destaca o orientador da pesquisa.
O estudo de Buzinari foi apresentado no congresso da American Heart Association, realizado em Boston (Estados Unidos) no mês de setembro.
O Paul Dudley White International Scholar Award reconhece a equipe de autores com os resumos científicos mais bem classificados de todos os países participantes em cada reunião científica da American Heart Association, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos, que promove informações sobre prevenção e cuidados para reduzir lesões e mortes causadas por doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC).
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.