Moacyr Sens é o vencedor do Prêmio Mérito Tecnológico de 2006
(foto: T. Romero)
Moacyr Rogério Sens, do Grupo Weg, é homenageado com o Prêmio Mérito Tecnológico 2006, concedido pela Anpei a profissionais que se destacam em prol da pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico
Moacyr Rogério Sens, do Grupo Weg, é homenageado com o Prêmio Mérito Tecnológico 2006, concedido pela Anpei a profissionais que se destacam em prol da pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico
Moacyr Sens é o vencedor do Prêmio Mérito Tecnológico de 2006
(foto: T. Romero)
Agência FAPESP - Moacyr Rogério Sens, diretor técnico do Grupo Weg, foi o ganhador do Prêmio Mérito Tecnológico 2006, concedido pela Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei).
A cerimônia de entrega ocorreu durante a 6ª Reunião Anual da entidade, que terminou na quarta-feira (7/6), no Rio de Janeiro. O prêmio é entregue a cada dois anos a profissionais que se destacam em prol da pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico brasileiros. Sens foi escolhido por meio de votação secreta entre 11 nomes indicados pelos diretores e associados da Anpei.
"Sens é um exemplo de inspiração para todos os profissionais envolvidos com inovação, um homem de pesquisa em engenharia que sempre soube fazer excelentes parcerias inovadoras com a universidade", disse Ronald Martin Dauscha, presidente da Anpei.
Depois de receber das mãos de Dauscha um diploma e uma medalha alusiva ao prêmio, Moacyr apresentou a história da Weg, fundada em 1961 em Jaraguá do Sul (SC) e que hoje é a maior fabricante de motores elétricos da América Latina, com 45 mil peças produzidas por dia.
Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Sens está desde 1969 na Weg, onde começou como projetista de máquinas e ferramentas. "Como minha trajetória se confunde com a da Weg, não se trata apenas de um reconhecimento pessoal, mas o de uma grande companhia que conseguiu chegar onde está por ter ousado e inovado", disse à Agência FAPESP.
A Weg tem um faturamento bruto anual de R$ 3 bilhões e exporta 38% desse valor em produtos e processos tecnológicos. "Investimos algo em torno de R$ 63 milhões por ano em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, o que representa 2,5% do nosso faturamento líquido", afirmou.
O Prêmio de Mérito Tecnológico foi entregue anteriormente a profissionais como José Mindlin, Ozires Silva, Edson Vaz Musa, Jacques Marcovitch, Ronaldo Sardenberg, Hermann Wever e Eugênio Staub.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.