Perfil do software nacional
31 de outubro de 2005

Observatório Digital Softex é lançado e divulga pesquisa que mostra que 14 empresas nacionais e nove subsidiárias de multinacionais são responsáveis por 88% das exportações brasileiras de software

Perfil do software nacional

Observatório Digital Softex é lançado e divulga pesquisa que mostra que 14 empresas nacionais e nove subsidiárias de multinacionais são responsáveis por 88% das exportações brasileiras de software

31 de outubro de 2005

 

Agência FAPESP - O Observatório Digital Softex, instrumento para auxiliar os setores público e privado na tomada de decisões relativas à indústria brasileira de software, foi lançado na quinta-feira (27/10), em Brasília.

Com a iniciativa, a Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), pretende desenvolver pesquisas e gerar subsídios que contribuam para o planejamento de ações estratégicas na área de tecnologia da informação.

"O Observatório terá um papel extremamente importante na formulação e correção de rumos na política implementada e em andamento no setor de software", disse Marcelo Lopes, secretário de política de informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em comunicado da instituição.

O Observatório tem parceria com instituições como a Universidade Carnegie Mellon e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, a Universidade de Sussex, no Reino Unido, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA).

Durante o lançamento do Observatório, foram divulgados os resultados da pesquisa "Perfil das empresas brasileiras exportadoras de software", realizada pelo Observatório Digital. Das 30 companhias pesquisadas, 22 possuem capital nacional. Dentre as empresas com controle acionário no exterior, 50% pertencem à União Européia e 38% aos Estados Unidos. Juntas, essas 30 empresas exportaram, em 2004, US$ 307 milhões, valor correspondente a 97% das exportações brasileiras no setor.

A pesquisa mostra que 14 grandes empresas nacionais e nove subsidiárias de multinacionais são responsáveis por 88% das exportações brasileiras de software. Os Estados Unidos, com cerca de 30%, e a União Européia, com 20%, representam os principais mercados compradores. Juntas, essas empresas geram 21 mil empregos.

A íntegra da pesquisa está disponível no endereço www.softex.br/observatorio.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.