O pediatra João Guilherme Alves fala sobre a nova abordagem de prevenir doenças crônicas desde a infância. No programa de rádio Pesquisa Brasil desta semana
O pediatra João Guilherme Alves fala sobre a nova abordagem de prevenir doenças crônicas desde a infância. No programa de rádio Pesquisa Brasil desta semana
Ao lado da também pediatra Magda Carneiro Sampaio, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Alves reuniu esforços de cerca de 200 pesquisadores, que investigam a origem e a evolução de cinco grupos de doenças crônicas surgidas na infância.
São problemas cardiovasculares, alergias, distúrbios nutricionais, transtornos de comportamento e doenças crônicas de origem genética, que aparecem cada vez com mais freqüência na população.
Outro destaque vem do Sul do país. O primatólogo Júlio César Bicca-Marques, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tem obtido resultados inéditos em pesquisa com sagüis-da-cara-suja e sagüis bigodeiros.
O estudo mostra que dois fatores interferem conjuntamente na moldagem da inteligência dos primatas: a capacidade de cada animal em reconhecer seu papel no grupo e a habilidade de perceber sinais que o ambiente oferece para localização de comida.
Embora esse grupo de animais inclua os seres humanos, não se pode transpor os resultados diretamente deles, explica Bicca-Marques. Os homens são mais sujeitos a relações sociais intrincadas, capazes de alterar o próprio ambiente.
O ouvinte poderá também saber mais sobre uma nova tecnologia, que utiliza fungos e bactérias na produção de nanopartículas. O resultado são compostos que poderão ser usados no transporte de medicamentos dentro do organismo humano ou ainda na produção de tecidos bactericidas.
O programa Pesquisa Brasil é transmitido pela Rádio Eldorado AM (700 kHz) aos sábados às 12h30, com reprise às 19h, e aos domingos, às 14h. Nos mesmos horários, pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, ou pela internet, no endereço www.radioeldoradoam.com.br.
O ouvinte também pode ajudar a fazer o programa, enviando perguntas, críticas e sugestões para pesquisa@radioeldorado.com.br ou pelo telefone (11) 3858-4686.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.