Projeto Temático na Unicamp dispõe de oportunidade de pós-doutoramento em pesquisa com ênfase sobre manteiga de cacau (Wikimedia)

PD em engenharia química com Bolsa da FAPESP
11 de novembro de 2010

Projeto Temático na Unicamp dispõe de oportunidade de pós-doutoramento em pesquisa com ênfase sobre manteiga de cacau

PD em engenharia química com Bolsa da FAPESP

Projeto Temático na Unicamp dispõe de oportunidade de pós-doutoramento em pesquisa com ênfase sobre manteiga de cacau

11 de novembro de 2010

Projeto Temático na Unicamp dispõe de oportunidade de pós-doutoramento em pesquisa com ênfase sobre manteiga de cacau (Wikimedia)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Modificação, controle e estabilização do comportamento de cristalização e polimorfismo em gorduras, com ênfase na manteiga de cacau e no óleo de palma”, apoiado pela FAPESP, dispõe de uma Bolsa de Pós-Doutorado na Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com duração prevista de 24 meses.

A oportunidade está aberta a recém-doutores portadores do título há no máximo cinco anos para o desenvolvimento de pesquisa sobre o controle e a estabilização da cristalização e das transições polimórficas na manteiga de cacau.

A pesquisa será feita por meio da utilização de agentes ativos de nucleação como moduladores do processo de cristalização (seeding), com o objetivo de desenvolver um processo alternativo à temperagem clássica da manteiga de cacau e chocolate.

São requisitos:

  • Título de doutor em ciência, tecnologia ou engenharia de alimentos ou em engenharia química, obtido recentemente;
  • Publicações significativas em periódicos indexados e em conferências nos temas relacionados ao projeto de pós-doutorado (ciência e tecnologia de lipídios, cristalização, polimorfismo);
  • Experiência prática nos seguintes métodos instrumentais de análise: cromatografia em fase gasosa, cromatografia em fase líquida, ressonância magnética nuclear, calorimetria diferencial de varredura, difração de raios X e técnicas de microscopia aplicadas a óleos e gorduras;
  • Fluência na língua inglesa;
  • Motivação e capacidade de trabalhar de forma independente e supervisionar/co-orientar alunos de mestrado e de iniciação científica.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 5.028,90 mensais.

Os interessados devem enviar carta de apresentação até 15 de novembro de 2010 com: motivações quanto à função; breve relato da experiência profissional; curriculum vitae completo; e nomes e e-mail de dois profissionais para referências.

A documentação deverá ser enviada em arquivo em formato pdf para o professor Theo Guenter Kieckbusch (theo@feq.unicamp.br), coordenador do Projeto Temático.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.