Projeto Temático “Memória(s) e Micropercepção”, no Lume-Unicamp, tem oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado (foto: Lume)

PD em artes cênicas com Bolsa da FAPESP
15 de março de 2010

Projeto Temático “Memória(s) e Micropercepção”, no Lume-Unicamp, tem oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado

PD em artes cênicas com Bolsa da FAPESP

Projeto Temático “Memória(s) e Micropercepção”, no Lume-Unicamp, tem oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado

15 de março de 2010

Projeto Temático “Memória(s) e Micropercepção”, no Lume-Unicamp, tem oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado (foto: Lume)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático "Memória(s) e Micropercepção”, conduzido no Lume (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais) da Universidade Estadual de Campinas, tem uma vaga em aberto para pós-doutorado com Bolsa da FAPESP.

O Projeto Temático tem como proposta refletir e analisar, em um plano prático-conceitual, a hipótese de que “a utilização da memória singular ou coletiva de grupo – enquanto potencializadora de criação de ações-matrizes físico-vocais no contexto poético de criação ficcional e espetacular – passa pela possível ativação conjunta de microações, microafetos e micropercepções acionada por essas mesmas memórias, lançando o ator em uma zona de turbulência não mimética da ação-lembrança, mas em fluxo intensivo e em fabulação”, segundo os pesquisadores responsáveis.

“Por outro lado, os paradoxos corporais que jogam o atuante no que podemos chamar de Zona de Experiência podem levar à ativação de memórias singulares que também potencializam a zona de turbulência das micropercepções. Essa relação hipoteticamente intrínseca entre memória-micropercepção acontece em uma zona limiar, de fronteira consciente-inconsciente que poderíamos chamar de zona de forças, zona pré-sensível, pré-perceptiva, extra-cotidiana ou ainda platô de suspensão da descrença e que demandaria uma reflexão conceitual própria e criativa – não somente fenomenológica, semiótica ou psicológica – baseada em experiências práticas de trabalho”, dizem.

O candidato ao pós-doutorado deverá submeter alguns conceitos-chave dessa hipótese – memória, percepção e micropercepção, visibilidade e invisibilidade, consciência e inconsciência, ação física e vocal – a uma análise e pesquisa histórico-crítica.

“O procedimento utilizado para tanto será aquele proposto por Foucault, ou seja, a busca de uma arqueologia do conceito e suas transformações e ramificações em um período específico que culmina na contemporaneidade como um entendimento específico do conceito e de ações singulares, coletivas, sociais e culturais que esse conceito traz em seu bojo”, apontam os pesquisadores.

“Apesar de buscarmos mais genericamente também a possível origem dos conceitos, focaremos essa arqueologia mais estritamente nos séculos 19, 20 e 21 e também recortaremos, sempre que possível, sua contextualização nos estudos da estética”, destacam.

O candidato deve ser profissional em artes cênicas com conhecimento de abrangência acadêmica na área correlacionada entre memória e atuação. Deve ter capacidade para assistir, intermediar e apoiar pesquisadores e capacidade para desenvolver e gerir projetos.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos, até 19 de março de 2010, ao coordenador do projeto, professor Renato Ferracini (renato@lumeteatro.com.br): a) curriculum vitae completo; b) resumo do doutorado já defendido; e c) carta descrevendo o interesse de trabalhar no projeto e justificando a capacidade de atender aos requisitos profissionais solicitados.

A seleção será feita no mês de março de 2010 para início em abril do mesmo ano. Os candidatos deverão ter disponibilidade, de 22 a 31 de março de 2010, para uma eventual entrevista presencial.

Mais informações: renato@lumeteatro.com.br ou (19) 3989-9869.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 4.508,10 mensais.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.