Paulo Barbosa (primeiro à esquerda), Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, conversa com Celso Lafer em visita à FAPESP (M.Pileggi)
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo se reúne com os membros do Conselho Superior da FAPESP
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo se reúne com os membros do Conselho Superior da FAPESP
Paulo Barbosa (primeiro à esquerda), Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, conversa com Celso Lafer em visita à FAPESP (M.Pileggi)
Agência FAPESP – A FAPESP recebeu, no dia 8 de junho, a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa.
Barbosa e o presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), João Fernando Gomes de Oliveira, foram recebidos pelo presidente da FAPESP, Celso Lafer, e pelo diretor científico da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz, para participar de uma reunião, realizada na sede da Fundação, com os membros dos conselhos Superior e Técnico-administrativo da FAPESP.
O encontro teve por objetivo apresentar à Secretaria a contribuição científica e tecnológica dada pela FAPESP ao Estado de São Paulo e ao Brasil, destacando os programas de pesquisa apoiados pela Fundação.
Durante sua exposição, Brito Cruz ressaltou também os esforços de internacionalização da FAPESP. Segundo ele, entre 2005 e 2010 a Fundação conduziu mais de 200 iniciativas em conjunto com instituições de diversos países. Além disso, a FAPESP financiou a vinda de mais de mil cientistas para o Estado de São Paulo na última década.
Brito Cruz também destacou que o número de pesquisadores no Estado ainda é pequeno em comparação a outros países. “O que cria a riqueza é o conhecimento”, disse.
Para Barbosa, que assumiu a pasta em 2 de maio, a FAPESP é uma instituição estratégica para as micro, pequenas e grandes empresas paulistas, por conta dos programas de pesquisa que a Fundação dispõe, como o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e o Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).
“Pretendemos, na Secretaria, fomentar as ações em desenvolvimento científico e tecnológico com ainda mais ênfase, ampliando a atuação junto à FAPESP”, disse o secretário à Agência FAPESP.
A FAPESP passou a integrar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) no início de 2011. Com a posse do novo governo, a pasta recebeu novas atribuições, teve sua estrutura renovada e, com a extinção da Secretaria de Ensino Superior, ganhou a atual denominação.
Uma das frentes da atual Secretaria é incentivar ações voltadas ao desenvolvimento do ensino superior no Estado, atendendo às necessidades da população e do mercado de trabalho. A SDECT também tem ações de apoio ao empreendedorismo e recuperação de micro e pequenas empresas.
Mais informações: www.desenvolvimento.sp.gov.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.