Patrimônio: Desafios, Riscos e Ações de Preservação
30 de abril de 2025

Encontro no IEA-USP busca alertar para a deterioração do Museu de São Miguel das Missões, situado em sítio arqueológico gaúcho

Patrimônio: Desafios, Riscos e Ações de Preservação

Encontro no IEA-USP busca alertar para a deterioração do Museu de São Miguel das Missões, situado em sítio arqueológico gaúcho

30 de abril de 2025

 

Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) promove na próxima segunda (05/05) e terça-feira (06/05) o encontro “Patrimônio: Desafios, Riscos e Ações de Preservação – O Caso do Museu de São Miguel das Missões”, que integra o esforço do Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do IEA-USP em revelar à sociedade o estado de abandono do local e a importância de sua conservação.

Participam do debate especialistas na história do museu e gestores institucionais diretamente envolvidos nas ações de manutenção e restauro do local, como os membros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O pesquisador italiano Luca Ruggieri, da Universidade de Roma Tre (Itália), relatará a visita que fez a São Miguel das Missões (RS) em setembro de 2024 e que incitou o grupo a promover o evento.

O museu pertence ao conjunto dos Trinta Povos das Missões, que atualmente são sítios arqueológicos e abrigam as ruínas das chamadas Reduções, núcleos urbanos habitados pelas populações guaranis e por pequenos grupos de missionários da Companhia de Jesus entre o início do século 17 até 1756. O local guarda importante parte do patrimônio artístico produzido por escultores guaranis e jesuítas.

Fechado desde 2016 devido a uma forte ventania e tempestade na região, o museu integra o sítio arqueológico de São Miguel das Missões, declarado patrimônio mundial, natural e cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 1987, mas a integridade de seu acervo está sob risco.

As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser feitas por formulário on-line. As atividades serão realizadas das 14h às 17h, na Sala Alfredo Bosi do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Haverá transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do IEA.

Mais informações: www.iea.usp.br/eventos/preservacao-sao-miguel-missoes.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.