Agência Espacial Brasileira e Nasa se reúnem para discutir a participação brasileira no Programa Internacional de Medidas de Precipitação, que tem o objetivo de medir com maior precisão a quantidade de chuvas no planeta (foto: Nasa)

Parceria meteorológica
30 de novembro de 2005

Parceria meteorológica

30 de novembro de 2005

Agência FAPESP - Técnicos da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Nasa, a agência espacial norte-americana, reúnem-se nesta quarta-feira (30/11), em São José dos Campos (SP), para tratar da participação brasileira no Programa Internacional de Medidas de Precipitação (GPM).

O programa é conduzido pela Nasa em parceria com a Agência Espacial Japonesa (Jaxa) e outras instituições e tem como objetivo medir com maior precisão a quantidade de chuvas no planeta. A idéia é realizar a tarefa com um conjunto de oito satélites em órbita baixa – a menos de 1,2 mil quilômetros da Terra –, o que permitiria o envio de dados atualizados a cada três horas.

Os atuais satélites meteorológicos encontram-se em geral a 36 mil quilômetros da Terra, distância elevada que "torna a medição muito imprecisa", segundo Luiz Augusto Machado, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

"Os novos satélites emitirão radiação em microondas. Desse modo, terão a capacidade de atravessar nuvens e fornecer dados com precisão mesmo quanto estiver chovendo", diz Machado, membro do Comitê de Coordenação do GPM no Brasil.

Segundo a AEB, na reunião em São José dos Campos serão debatidos os instrumentos necessários à formalização do ingresso do Brasil e o programa de trabalho para 2006. As negociações com a Nasa começaram em 2002.

Também nesta quarta-feira, representantes da AEB assinam um programa de cooperação para a realização pela agência brasileira de testes do Satélite de Aplicações Científicas (SAC-D), da Argentina.

No encontro, em Puerto Iguazu, na Argentina, também será assinado um instrumento de cooperação para o desenvolvimento conjunto do Satélite Argentino-Brasileiro de Informações sobre Alimentos, Água e Ambiente (Sabiá).

Mais informações: www.aeb.gov.br e http://gpm.gsfc.nasa.gov