Nasa e Noaa lançam nesta quarta (11/5) novo satélite para colher dados sobre o meio ambiente e auxiliar no desenvolvimento de modelos de previsão do clima (foto: Nasa)

Panorama global
11 de maio de 2005

Panorama global

11 de maio de 2005

Agência FAPESP - Um olhar mais preciso sobre a Terra estará disponível em alguns dias. A Nasa, a agência espacial norte-americana, programou para esta quarta-feira (11/5) o lançamento de um novo satélite ambiental.

O instrumento é parte do programa de observação terrestre conduzido em conjunto com outra agência do governo dos Estados Unidos, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa).

"O satélite é uma peça fundamental para estabelecer um eficiente sistema dos sistemas de observação globais, uma vez que reforçará nosso conhecimento sobre o atual estado ambiental em todo o planeta", disse Gregory Withee, administrador da Noaa.

O novo satélite, que quando entrar em órbita passará a se chamar Noaa-18, funcionará em conjunto com o Noaa-17 e substituirá o Noaa-16, em operação desde 2000. Com órbita polar, o satélite deverá coletar dados da superfície e da atmosfera terrestre que serão usados também para o desenvolvimento de modelos de previsão do clima.

O Noaa-18 carrega ainda instrumentos usados no Sistema de Localização para Busca e Resgate – conhecido como Cospas-Sarsat –, que auxilia na identificação de situações de emergência, especialmente em alto-mar. Segundo a agência norte-americana, o sistema já ajudou no salvamento de mais de 18 mil pessoas em todo o mundo desde 1982.

O Noaa-18 é o décimo quinto de uma série de satélites com órbita polar lançados a partir de 1978. O próximo deverá ser colocado em órbita em dezembro de 2007. Nas primeiras três semanas após o lançamento do novo satélite, o controle operacional será da Nasa, que fará todos os testes para confirmar se o funcionamento está correto. Em seguida, o comando será transferido para a Noaa.