Ciência chinesa publicada em inglês, para o público internacional

Panorama da pesquisa chinesa
05 de abril de 2006

Diversos periódicos científicos da China ganham publicação em inglês em base de dados internacional. Serviço da Elsevier será gratuito até o fim do ano

Panorama da pesquisa chinesa

05 de abril de 2006

Ciência chinesa publicada em inglês, para o público internacional

Agência FAPESP - Uma boa amostra da ciência e tecnologia da China está agora disponível para o resto do mundo. Pela primeira vez, diversos periódicos científicos chineses estão sendo publicados na internet, em inglês, para o público internacional.

A iniciativa é da Elsevier, que provê o acesso aos títulos por meio da base ScienceDirect. O serviço será gratuito este ano e passará a ser cobrado a partir de 2007.

Entre os periódicos já disponíveis estão Agricultural Sciences in China, Journal of Rare Earths, Journal of University of Science and Technology Beijing, Nuclear Science and Techniques, Rare Metals, Acta Genetica Sinica e Journal of the Chinese Medical Association.

Em breve, deverão ser incluídos os títulos Chinese Journal of Chemical Engineering, Chinese Journal of Systems Engineering and Electronics, Genomics, Proteomics and Bioinformatics, Journal of Bionics Engineering, Journal of China University of Geosciences e Palaeoworld.

A China é o quinto país do mundo em número de artigos científicos publicados, mas um estudo feito em 2005 pela Academia Chinesa de Ciências mostrou que o país ocupava apenas a 124ª posição em relação ao número de trabalhos citados por pesquisadores de outros países.

Em entrevista à agência SciDev.Net, Xiao Hong, presidente da Science Press, editora baseada em Pequim com cerca de 200 títulos em ciência e tecnologia, disse que tornar os periódicos chineses disponíveis em bases internacionais deve melhorar consideravelmente o impacto internacional da pesquisa feita no país.

De acordo com a Elsevier, o orçamento chinês para ciência e tecnologia cresce em média 20% ao ano, tendo atingido os US$ 70 bilhões em 2005. Apesar disso, barreiras como a da linguagem fazem com que 75% das pesquisas feitas no país não sejam publicadas no exterior.

Para a Academia Chinesa de Ciências, a publicação dos títulos internacionalmente deve encorajar os pesquisadores do país a publicar seus trabalhos nos periódicos domésticos e não apenas em estrangeiros.

ScienceDirect China Collection: http://info.sciencedirect.com/content/journals/china