Os 100 anos de Adorno
05 de setembro de 2003

No Brasil e na Alemanha, uma série de eventos e publicações marcam o centenário do nascimento do filósofo alemão morto em 1969, um dos mais influentes pensadores da segunda metade do século 20

Os 100 anos de Adorno

No Brasil e na Alemanha, uma série de eventos e publicações marcam o centenário do nascimento do filósofo alemão morto em 1969, um dos mais influentes pensadores da segunda metade do século 20

05 de setembro de 2003

 

Agência FAPESP - Cidade de Frankfurt, Alemanha, 11 de setembro de 1903. Nascia um dos intelectuais mais influentes da segunda metade do século 20, o filósofo Theodor Wiesengrund Adorno (1903-1969). Para comemorar o centenário de seu nascimento, estão sendo lançadas duas publicações nacionais, três livros na Alemanha, e uma série de eventos estão programados no Brasil.

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, sedia, de 9 a12 de setembro, o Congresso Internacional Teoria Estética. O encontro discute o pensamento do filósofo, partindo do modelo específico de teoria estética defendido por ele. Serão debatidos temas como Estetização da vida cotidiana, Indústria cultural, Corpo e conceito na arte contemporânea e Belo artístico e belo natural.

Além das cerca de 80 mesas-redondas, o evento contará com palestras de grandes nomes do pensamento mundial. Estarão na UFMG intelectuais como Eduardo Subirats, da Universidade de Nova York, Christoph Türcke, da Universidade de Leipzig, Mário Vieira de Carvalho, da Universidade de Lisboa, e Jeanne Marie Gagnebim, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Maiores informações sobre o evento poderão ser adquiridas pelo e-mail taesthet@fafich.ufmg.br.

O departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) também organizou o ciclo de conferências Adorno Hoje, que se estende de 12 de agosto a 18 de novembro. O ciclo conta com a participação de professores de diferentes universidades de São Paulo e de Brasília, além de convidados estrangeiros e de artistas, com o objetivo de discutir a atualidade de uma reflexão que permanece viva como modelo para o pensamento crítico.

O evento focaliza alguns temas e objetos específicos abordados pelo filósofo alemão, buscando neles o sentido das mediações que os ligam à história e às contradições da sociedade. Serão dez encontros programados, com entrada franca, sempre às terças-feiras, às 20h, no Instituto Göethe, que fica na rua Lisboa, 974, em São Paulo.

Também em homenagem ao centenário, três biografias com documentos inéditos estão sendo publicadas na Alemanha retratando a vida e a obra de Adorno. O primeiro é Adorno - Eine Biographie, do professor de sociologia alemão Stefan Müller-Doohm, que está saindo pela editora Suhrkamp. Já o jornalista Lorenz Jäger está lançando o ensaio monográfico Adorno - Eine Politische Biographie, pela editora Deutsche Verlags-Anstalt, e Reinhard Pabst está publicando Theodor W. Adorno - Kindheit in Amorbach, pela editora Insel.

Entre as publicações nacionais, destacam-se o número temático da revista Educação & Sociedade, com os mais recentes ensaios que contribuíram para a formação do pensamento filosófico de Adorno, além do volume especial Adorno, de Márcio Seligmann-Silva, da série Folha Explica.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.