Orquestra no ouvido
31 de janeiro de 2005

Pesquisadores da Universidade de York, no Reino Unido, criam tecnologia para reprodução de som com altíssima fidelidade em sistemas portáteis e econômicos

Orquestra no ouvido

Pesquisadores da Universidade de York, no Reino Unido, criam tecnologia para reprodução de som com altíssima fidelidade em sistemas portáteis e econômicos

31 de janeiro de 2005

 

Agência FAPESP - Que tal ter em casa um aparelho de som de altíssima fidelidade sem ter que gastar uma fortuna? A alternativa vem de uma nova tecnologia desenvolvida no Reino Unido, que promete popularizar os sistemas com som surround ultra-realistas.

Atualmente, criar campos de som virtuais acurados por meio de fones de ouvido é algo praticamente restrito a tecnologias caras e de uso militar. Além disso, esses sistemas envolvem ajustes acústicos complexos e que tomam muito tempo. Ou seja, problemas que afastam qualquer tentativa de utilização pessoal ou comercial.

A nova tecnologia, desenvolvida por pesquisadores do Departamento de Eletrônica da Universidade de York, elimina a necessidade de ajustes demorados e oferece o melhor som possível ao aparelho com uma regulagem que leva apenas alguns minutos.

Trabalhando em conjunto com colegas da Universidade de Sydney, na Austrália, os cientistas criaram um sistema no qual uma série de filtros especiais encapsula o som antes que ele alcance o tímpano. As mudanças promovidas pelos filtros variam de acordo com o ouvinte, de modo a fornecer ao cérebro a informação de que ele precisa para avaliar de onde vem o som.

O principal ponto da tecnologia é levar em conta as particularidades físicas dos ouvintes. "Podemos imaginar cabines como as usadas para tirar fotos, nas quais as pessoas terão os tamanhos de suas cabeças e ouvidos medidas com facilidade", disse Tony Tew, líder da pesquisa. A informação resultante seria posteriormente utilizada para ajustar o sistema de som na melhor posição para cada ouvinte.

O objetivo dos pesquisadores é fazer com que o som reproduzido por fones de ouvido seja praticamente indistingüível do mesmo som ao vivo. Com o grande crescimento de tecnologias portáteis, como tocadores de mp3, celulares, videogames ou dvds de bolso, fones de alta fidelidade passam a ser cada vez mais requisitados.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.