Organizador científico
06 de junho de 2005

Nova ferramenta computacional oferece várias formas de analisar informações a partir da literatura científica e de textos sobre patentes

Organizador científico

Nova ferramenta computacional oferece várias formas de analisar informações a partir da literatura científica e de textos sobre patentes

06 de junho de 2005

 

Agência FAPESP - Uma iniciativa da Sociedade Norte-Americana de Química e da instituição de serviços científicos internacionais FIZ Karlsruhe acaba de desenvolver uma nova ferramenta computacional. O programa, nomeado de STN AnaVist, é destinado a profissionais que lidam com informações científicas.

Tanto a literatura científica quanto as bases de patentes geradas em todo o mundo possibilitam uma quantidade muito grande de cruzamentos e leituras. É com esse foco que o programa foi concebido. Os responsáveis pela ferramenta, prevista para ser lançada comercialmente até setembro, afirmam que seu uso será importante para quem precisa tomar decisões com base em dados científicos e tecnológicos.

O novo programa mostra aos usuários as relações existentes entre os dados possíveis de serem trabalhados. O objetivo é criar um cenário interativo que permita, por exemplo, gerar gráficos e figuras com base nas informações escolhidas.

Em termos de banco de dados, o programa foi desenvolvido para poder trabalhar com três importantes fontes de informação: a base CAplus, de literatura científica, e as bases USpatfull e o PCTfull, de patentes.

O artigo pode ser lido em: www.fiz-karlsruhe.de.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.