Projeto com apoio da FAPESP e Belmont Forum é conduzido na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo (foto: Léo Pinheiro / Wikimedia)

Oportunidade de pós-doutorado em transformações para sustentabilidade
09 de janeiro de 2019

Projeto com apoio da FAPESP e Belmont Forum é conduzido na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo

Oportunidade de pós-doutorado em transformações para sustentabilidade

Projeto com apoio da FAPESP e Belmont Forum é conduzido na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo

09 de janeiro de 2019

Projeto com apoio da FAPESP e Belmont Forum é conduzido na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo (foto: Léo Pinheiro / Wikimedia)

 

Agência FAPESP – Um projeto de pesquisa em transformações para sustentabilidade, selecionado em chamada de propostas da FAPESP e do Belmont Forum, dispõe de duas vagas para pós-doutoramento com bolsa da Fundação. Inscrições estão abertas até 20 de janeiro de 2019.

Os selecionados participarão de estudos interdisciplinares de dados urbanos no contexto do projeto internacional “Dados à prova d’água – engajando stakeholders na governança sustentável de riscos de inundação para resiliência urbana”, que tem apoio da FAPESP, do Belmont Forum, do Economic and Social Research Council (Reino Unido) e do Federal Ministry of Education and Research (Alemanha).

O projeto investiga a governança de riscos de inundação, com foco nos aspectos sociais e culturais das práticas de dados. O objetivo é desenvolver métodos de pesquisa em relação a práticas de dados relacionados a inundações, em diferentes contextos e escalas.

Os pesquisadores pretendem fazer o rastreamento e mapeamento dos dados em centros especializados, gerar novos tipos de dados no nível local e incentivar a criação de interfaces multimodais com sensores para coleta de dados e comunicação. Também está prevista a integração de dados gerados por cidadãos usando técnicas geocomputacionais.

Os pesquisadores contratados na chamada trabalharão em interação próxima com aqueles do consórcio internacional do projeto, sob supervisão da professora Maria Alexandra Cunha, no Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Eles comporão uma equipe de quatro pesquisadores contratados exclusivamente para o projeto.

Os candidatos devem ter completado há menos de sete anos doutorado em Ciências Sociais, Administração, Geografia, Ciências Ambientais ou áreas correlatas. Além disso, eles devem ter experiências com métodos de pesquisa qualitativa em ciências sociais; estudos urbanos e pesquisa em resiliência urbana; métodos etnográficos, de observação participante; de pesquisa-ação; debate em torno de big data e sociedade, estudos sociais de dados; em projetos com equipe formada por múltiplos parceiros internacionais; atividades educacionais e/ou de engajamento de comunidades; e familiaridade com sistemas geoespaciais.

Os interessados pela vaga devem enviar curriculum vitae resumido, carta de apresentação e amostra de duas publicações, todos em inglês, para alexandra.cunha@fgv.br com cópia para ceapg@fgv.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.