Oportunidade de PD em biologia molecular e bioquímica
24 de agosto de 2009

Projeto Temático na USP em Ribeirão Preto tem vaga para pós-doutorado em pesquisa com objetivo de desenvolver meios para obter ArtinM (lectina presente em sementes de jaca) recombinante

Oportunidade de PD em biologia molecular e bioquímica

Projeto Temático na USP em Ribeirão Preto tem vaga para pós-doutorado em pesquisa com objetivo de desenvolver meios para obter ArtinM (lectina presente em sementes de jaca) recombinante

24 de agosto de 2009

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Efeitos Biológicos e Aplicações Farmacêuticas de Lectinas”, apoiado pela FAPESP, tem uma vaga aberta para pós-doutoramento. O objetivo é desenvolver o projeto de pesquisa “Produção de ArtinM recombinante nas formas oligomérica e monomérica: estudo estrutural e análise comparativa de atividades”.

ArtinM é uma lectina presente em sementes de jaca, que se liga especificamente a D-manose, diferentemente do seu homólogo jacalina, ligante de D-galactose. Na forma nativa, ArtinM apresenta-se como um homotetrâmero, resultante da associação não-covalente de quatro subunidades do monômero.

Segundo a professora Maria Helena Goldman, do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, nos últimos anos foram descritas importantes atividades biológicas de ArtinM, principalmente ligadas à modulação e regulação das respostas imune inata e adaptativa, denotando-se um grande potencial terapêutico para essa proteína.

A relevância desse conjunto de propriedades conduziu à obtenção de ArtinM em larga escala, na forma recombinante. A proteína purificada a partir da expressão em E. coli se apresentou, exclusivamente, na forma monomérica e algumas das atividades de ArtinM exigem a forma oligomérica da lectina.

Dessa forma, o projeto tem como objetivo principal desenvolver meios para obter ArtinM recombinante, especialmente em leveduras, nas diferentes formas oligoméricas e avaliar os mecanismos envolvidos na modulação da resposta imune pelas diferentes variáveis estruturais.

O candidato deve ter experiência nas seguintes áreas:

  • técnicas de biologia molecular e larga experiência em clonagem;
  • expressão e purificação de proteínas;
  • bioquímica de proteínas;
  • noções básicas de análise de estrutura proteica;
  • biologia celular;
  • cultivo e manipulação de células eucarióticas;
  • cultivo e manipulação de leveduras;
  • análise de expressão e/ou purificação proteica em leveduras;
  • formação e/ou experiência em biotecnologia é desejável;
  • preferência a candidatos com larga experiência de laboratório e com domínio do inglês (falado e escrito). Experiência internacional será considerada.

Interessados devem enviar, para a professora Maria Helena, supervisora do projeto e responsável pela seleção dos candidatos, por e-mail (mgoldman@ffclrp.usp.br), os seguintes documentos em formato PDF:

  • curriculum vitae e/ou Currículo Lattes;
  • carta de apresentação indicando a razão do interesse e com um breve relato de sua experiência;
  • indicação de três referências com endereço de e-mail para contato.

O valor da Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é de R$ 4.508,10 mensais.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.