Autores receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha (imagem: divulgação)
Premiação reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2023. Dos vencedores desta etapa preliminar, três receberão o Grande Prêmio em dezembro
Premiação reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2023. Dos vencedores desta etapa preliminar, três receberão o Grande Prêmio em dezembro
Autores receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha (imagem: divulgação)
Agência FAPESP – A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a relação dos 49 trabalhos pré-selecionados como vencedores do Prêmio CAPES de Tese 2024, além de outros 97 que receberão menções honrosas.
Ao menos 11 bolsistas e ex-bolsistas da FAPESP estão entre os pré-selecionados: Gabriela Dias Noske, pela Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, na área de Astronomia/Física; Laura Machado Lara Carvalho, pela USP, na área de Ciências Biológicas I; Verônica Souza Santos, pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), na área de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional; Bruna Gregatti de Carvalho, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Engenharias II; Levi Ribeiro de Abreu, pela USP em São Carlos, na área de Engenharias III; Igor Venceslau Freitas, pela USP, na área de Geografia.
Também constam Fabiana Marchetti, pela USP, na área de História; Ariany Bonadio, pela Universidade Federal do ABC (UFABC), na área Interdisciplinar; Luis Carlos Farhat, pela USP, na área de Medicina II; Raphael Cavalcante Costa, pela Unicamp, na área de Odontologia; e Kamila Tiemann Gabe, pela USP, na área de Saúde Coletiva.
O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2023, nas áreas de avaliação definidas pela Fundação e que fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Dos vencedores, três receberão o Grande Prêmio, um para cada Colégio: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.
A avaliação considera a originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, metodologia utilizada, qualidade da redação, organização do texto e qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese.
Os autores das teses selecionadas receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. O orientador ganhará um prêmio no valor de até R$ 3 mil, além de certificado, que também será oferecido aos coorientadores e ao programa de pós-graduação no qual o trabalho foi defendido.
A solenidade de entrega do Prêmio CAPES de Tese ocorrerá em dezembro.
A lista completa pode ser consultada no site da Capes.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.