Prazo vai até 1º de maio (imagem: reprodução)
Competições são voltadas a estudantes dos níveis fundamental e médio de todo o país; universitários poderão participar de parte das atividades
Competições são voltadas a estudantes dos níveis fundamental e médio de todo o país; universitários poderão participar de parte das atividades
Prazo vai até 1º de maio (imagem: reprodução)
Agência FAPESP – Estão abertas até 1º de maio as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG).
Voltadas a estudantes dos níveis fundamental e médio de todo o país, as competições visam mostrar que o estudo pode ser algo emocionante e que é possível aprender ciência de modo lúdico e divertido.
No caso da OBA, as escolas não cadastradas interessadas em participar ou com a inscrição inativa precisam criar uma conta pelo site da iniciativa.
Aplicada por meio de uma prova única, a OBA é dividida em quatro níveis. O nível 1 é aplicado em estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. O nível 2 é do 4º ao 5º ano. O nível 3, do 6º ao 9º ano. Já o nível 4 é direcionado ao Ensino Médio. O exame presencial será em 16 de maio. A prova conta com dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica.
Os mais bem classificados no nível 4 são convidados para participar de seletivas que escolhem os alunos que vão representar o país na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.
No caso da OBAFOG, podem participar estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. A proposta é elaborar e lançar foguetes feitos de papel, canudinho, garrafa PET ou de tubo de PVC. Os estudantes podem lançar os foguetes até 16 de maio, dia da prova da OBA.
A OBAFOG é dividida em seis níveis. O nível 1 é voltado aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é construir e lançar foguetes de canudo por impulso de ar comprimido. No nível 2, estudantes do 4º ao 5º ano lançam foguetes de papel movidos por impulso de ar comprimido.
O nível 3 é para os matriculados entre o 6º e o 9º, que precisam elaborar e lançar foguetes de garrafa PET movidos com água e ar comprimido. No nível 4, alunos do Ensino Médio lançam foguetes movidos com vinagre e bicarbonato de sódio. Já no nível 5, alunos do Ensino Médio ou superior lançam foguetes de propulsão sólida. Além disso, alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio (níveis 3 e 4 da OBAFOG) podem participar da nova modalidade de foguetes multiestágios feitos de garrafa PET: nível 6 “categoria Manual do Mundo”.
Os mais bem classificados entre os níveis 3 e 6 são convidados para participar das Jornadas de Foguetes, que acontecem na cidade de Barra do Piraí (RJ). A programação contará com palestras e oficinas práticas sobre astronáutica, astronomia e ciências afins com astrônomos e especialistas, observação das constelações, apresentação de alunos e lançamento de foguetes numa pista de pouso. Além disso, os participantes lançam seus foguetes e podem receber medalhas e troféus.
A programação também conta com o planetário itinerante da OBA. Durante as sessões, alunos e professores recebem uma aula sobre as constelações com imagens transmitidas por um projetor no teto de uma cúpula inflável.
Mais informações: www.oba.org.br/site/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.