Foram entregues 21 medalhas de ouro, 40 de prata e 64 de bronze a estudantes brasileiros e portugueses de escolas públicas e privadas
Foram entregues 21 medalhas de ouro, 40 de prata e 64 de bronze a estudantes brasileiros e portugueses de escolas públicas e privadas
Foram entregues 21 medalhas de ouro, 40 de prata e 64 de bronze a estudantes brasileiros e portugueses de escolas públicas e privadas. A entrega das medalhas contou com a presença do professor Shigueo Watanabe, fundador da OPM em 1977.
Os estudantes de Portugal, sob a coordenação da professora Joana Telles, da Universidade de Coimbra, realizaram a prova simultaneamente com os brasileiros. Os professores do Brasil acompanharam, pela internet, a elaboração e correção das provas daquele país.
A competição foi dividida em duas fases, cada uma com prova de cinco problemas dissertativos. A primeira, que contou com cerca de 45 mil participantes, foi realizada em 18 de agosto em mais de 900 escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo.
A fase final foi realizada no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) com a participação de 500 alunos, divididos em alfa, beta e gama, três categorias que reuniram estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio.
O objetivo da competição é estimular o estudo de matemática entre estudantes e professores e mostrar o quanto a disciplina é agradável e relevante, à medida que as questões das provas priorizam aplicações práticas dos problemas.
Na cerimônia de premiação também foram entregues os troféus Shigueo Watanabe e Angelo Barone Netto para os estudantes Reneu Andrioli Júnior e César Kawakami, respectivamente. Barone Netto também é um dos fundadores da OPM.
Os nomes de todos os vencedores da competição estão publicados no site da OPM.
Mais informações: www.opm.mat.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.