Olimpíada de Matemática reúne 14 milhões
14 de julho de 2006

Número de inscritos na competição aumentou quase 35% em relação a 2005. A escolha dos melhores alunos será feita em duas fases: a primeira em agosto e a segunda em novembro

Olimpíada de Matemática reúne 14 milhões

Número de inscritos na competição aumentou quase 35% em relação a 2005. A escolha dos melhores alunos será feita em duas fases: a primeira em agosto e a segunda em novembro

14 de julho de 2006

 

Agência FAPESP - O número de inscritos na 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) chegou a 14.158.917, o que representa um aumento de quase 35% em relação ao ano passado, quando 10 milhões e meio de estudantes participaram da competição.

A iniciativa, que tem como objetivos estimular o estudo da matemática entre estudantes dos ensinos médio e fundamental e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da matéria, é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), unidade vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática.

Segundo o MCT, a escolha dos melhores alunos será feita em duas fases: a primeira prova no dia 29 de agosto e a segunda no fim de novembro. Em março serão divulgados os nomes dos vencedores.

Para os organizadores, os resultados da Obmep vão muito além da premiação: o estudante melhora o desempenho em outras áreas e disciplinas, cria novos vínculos com a escola e aumenta a sua autoconfiança, na medida em que desenvolve a capacidade de resolver problemas.

Todos os estados brasileiros estão participando da disputa, num total de 32.603 escolas. Os estudantes paulistas formam o maior contingente de participantes, com mais de 3 milhões inscritos, seguidos pelos mineiros (1,6 milhão) e baianos (1,2 milhão).

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas conta também com o apoio dos ministérios da Educação e dos Esportes.

Mais informações: www.obmep.org.br.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.