Escolas municipais, estaduais e federais podem se inscrever até o dia 16 de maio. A prova da primeira fase será no dia 26 de agosto
Escolas municipais, estaduais e federais podem se inscrever até o dia 16 de maio. A prova da primeira fase será no dia 26 de agosto
Em 2007, participaram da competição 38.453 escolas municipais, estaduais e federais. Naquele ano, a maior olimpíada do gênero no mundo atingiu 99% dos municípios do país, reunindo mais de 17 milhões de estudantes de 5ª a 8ª séries (ensino fundamental) e do ensino médio.
A Obmep tem o objetivo de estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas. Em 2008, serão premiados 300 estudantes com medalhas de ouro, 900 com medalhas de prata e 1,8 mil com medalhas de bronze.
Os alunos medalhistas receberão bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor mensal de R$ 100, para participar de programa de estudo dirigido pela Obmep.
A olimpíada é realizada em duas etapas. A prova da primeira fase será em 26 de agosto nas escolas inscritas e a prova discursiva ocorrerá em centros de aplicação da Obmep no dia 8 de novembro.
Para incentivar e valorizar os professores das escolas públicas e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, serão premiados professores, escolas e secretarias estaduais e municipais de educação pelo desempenho de seus alunos na competição.
Os professores vencedores participarão de curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). As escolas receberão livros para a formação de uma biblioteca de matemática, e as secretarias estaduais e municipais, troféus.
A Obmep é uma iniciativa de professores do Impa e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) apoiada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT). Sua meta é atingir todos os 23 milhões de alunos de ensino médio da rede pública até 2009.
Mais informações: www.obmep.org.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.