Os quatro alunos mais bem classificados na competição vão integrar a equipe brasileira que irá disputar a Olimpíada Internacional de Informática, de 15 a 22 de agosto, na Croácia
Os quatro alunos mais bem classificados na competição vão integrar a equipe brasileira que irá disputar a Olimpíada Internacional de Informática, de 15 a 22 de agosto, na Croácia
Eles estão convocados, junto com Ricardo Hahn Pereira, do Colégio Objetivo, e André Linhares Rodrigues, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), terceiro e quartos colocados respectivamente, a participar da Olimpíada Internacional de Informática (IOI), que ocorrerá de 15 a 22 de agosto, na Croácia.
Depois de realizar as duas fases eliminatórias da OBI, 12 estudantes foram selecionados para disputar a etapa final seletiva, no dia 9 de junho, para a competição internacional. Ao todo, foram inscritos 7.958 alunos dos ensinos fundamental e médio e do primeiro ano do ensino superior de todo o Brasil.
A OBI é organizada em duas modalidades: "Iniciação" e "Programação". Na primeira, os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e de computação sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo é despertar o gosto por problemas de computação e detectar talentos potenciais.
Já a prova da modalidade "Programação" é composta de tarefas com níveis variados de dificuldade. Nos mais fáceis o conhecimento mínimo de programação é suficiente, enquanto as tarefas mais difíceis exigem noções de estruturas de dados ensinadas em colégios técnicos ou em cursos superiores de computação ou engenharia. Nas duas modalidades os alunos competem individualmente.
A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Fundação Carlos Chagas (FCC).
Mais informações: http://olimpiada.ic.unicamp.br/OBI2007
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.