Inscrições para a OBF 2010 vão até 6 de agosto. Melhores colocados serão selecionados para competições ibero-americana e internacional de física
Inscrições para a OBF 2010 vão até 6 de agosto. Melhores colocados serão selecionados para competições ibero-americana e internacional de física
Agência FAPESP – Organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Olimpíada Brasileira de Física 2010 (OBF) abriu inscrições para que professores da disciplina cadastrem seus alunos.
As inscrições vão até o dia 6 de agosto, são gratuitas e poderão ser feitas pela internet com os respectivos coordenadores estaduais. O evento é voltado a alunos do ensino médio ou que estejam cursando o último ano do ensino fundamental.
Cada escola deve preencher um formulário eletrônico e os professores, depois de cadastrados, podem inscrever quantos alunos desejar.
O evento visa a estimular o interesse pela física, aproximar o ensino médio das universidades e selecionar talentos para as competições internacionais de física.
A OBF é dividida em três fases. A primeira, realizada na própria escola do estudante, será no dia 14 de agosto. Na segunda, no dia 25 de setembro, os alunos classificados farão provas em locais determinados pelas coordenações estaduais.
A última etapa, no dia 6 de novembro, reunirá os selecionados pelas fases anteriores nas sedes das coordenações estaduais, onde farão uma prova prática e uma teórica.
Os 40 melhores alunos classificados na terceira fase da OBF serão preparados para participar da Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF) e para a International Physics Olympiad (IPhO). Cerca de 250 mil alunos de 4,8 mil escolas participaram da edição de 2009 da OBF.
Mais informações: www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/obf2010.
No Estado de São Paulo, as inscrições poderão pelo site: http://olimpiada.ifsc.usp.br. Contatos com a comissão paulista: obfisica@ifsc.usp.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.