Competição organizada pela Sociedade Brasileira de Física receberá inscrições de escolas até 6 de agosto. Em 2007, participaram quase 130 mil alunos
Competição organizada pela Sociedade Brasileira de Física receberá inscrições de escolas até 6 de agosto. Em 2007, participaram quase 130 mil alunos
Depois de credenciada, a escola poderá inscrever gratuitamente quantos alunos quiser. Podem participar alunos do último ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. As provas da primeira fase da OBF serão realizadas em agosto.
Em 2006, participaram da competição 64,6 mil alunos de 3.445 escolas de todos os estados brasileiros. Em 2007, o número de participantes subiu para 129,2 mil e, para este ano, a organização do evento espera reunir 180 mil participantes.
Os objetivos da competição, que tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), são despertar e estimular o interesse pela física e por outras áreas da ciência, melhorar a qualidade do ensino da disciplina no país e incentivar os estudantes a seguir carreiras científico-tecnológicas.
Nesse contexto, além da realização da OBF, as coordenadorias estaduais do evento vêm trabalhando para estreitar a relação com professores, alunos e escolas. Em vários estados são realizadas oficinas e palestras sobre temas relacionados à física para professores e pais dos alunos que fazem as provas.
A OBF também seleciona e prepara as equipes para a Olimpíada Internacional de Física (International Physics Olimpiad, na sigla em inglês), que neste ano ocorrerá em julho no Vietnã, e para a Olimpíada Ibero-Americana de Física, em setembro, no México.
Mais informações: www.sbfisica.org.br/olimpiadas
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.