Imagem em infravermelho da Lua obtida pela sonda Rosetta (ESA)

Olhar profundo
05 de maio de 2005

Sonda Rosetta, missão lançada para pousar num cometa em 2014, envia imagens que permitem obter informações sobre a composição mineral da Lua e da Terra

Olhar profundo

05 de maio de 2005

Imagem em infravermelho da Lua obtida pela sonda Rosetta (ESA)

Agência FAPESP - A Agência Espacial Européia (ESA) divulgou na terça-feira (3/5) imagens da Terra e da Lua feitas pela sonda espacial Rosetta, lançada ao espaço com o objetivo de pousar no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, em 2014.

O Espectrômetro de Imagens Termais Visíveis e em Infravermelho (Virtis), a bordo da sonda, foi o responsável pela produção das imagens. Segundo a ESA, a análise dessas permite obter dados de grande importância para os cientistas.

Um exemplo são informações sobre as diferenças minerológicas entre as regiões de maiores e menores altitudes na superfície lunar. É possível, por exemplo, perceber níveis diferentes de minerais como piroxênio e olivina nas rochas lunares.

As imagens divulgadas agora correspondem aos primeiros dados científicos enviados pela Rosetta. Foram obtidas durante a passagem da sonda próximo à Terra, no final de fevereiro e início de março deste ano. Serviram também para calibrar os instrumentos científicos levados pela sonda, que deverá fazer uma completa análise do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Mais informações: www.esa.int/export/esaMI/Rosetta