Observatório Nacional e Observatório de Paris assinam convênio de cooperação e intercâmbio em astronomia e metrologia
Observatório Nacional e Observatório de Paris assinam convênio de cooperação e intercâmbio em astronomia e metrologia
Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), durante quatro anos o convênio atuará tanto na formação de pesquisadores quanto no desenvolvimento de projetos de pesquisa e na troca de experiências e conhecimentos.
Criado em 1667, com a missão de estabelecer cartas geográficas, o Observatório de Paris complementou a Academia de Ciências, fundada no ano anterior. Ao longo de sua história, a instituição, que tem status de universidade, tem desempenhado um papel importante na astronomia. Foi nela que se desenvolveram ciências como a geodésia, a cartografia e a meteorologia.
Para o ON – primeira instituição científica criada no Brasil, em 1827, e atualmente vinculada ao MCT –, o convênio representa o acesso a conhecimentos e a possibilidade de dar ainda mais qualidade à formação de seus pesquisadores.
A cooperação entre as duas instituições abrangerá áreas como ciências planetárias, ambiente Sol-Terra, mecânica celeste, meio interestelar, cosmologia e metrologia de tempo e freqüência.
Mais informações:
www.on.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.