José Mindlin, sua filha Diana e Carlos Vogt (ao centro), presidente da FAPESP, na entrega do Jabuti (foto: Eduardo Cesar)

Obras destacadas
15 de setembro de 2006

Destaques da biblioteca indisciplinada de Guita e José Mindlin, editado pela FAPESP, Edusp e Biblioteca Nacional, é um dos ganhadores da 48ª edição do Prêmio Jabuti

Obras destacadas

Destaques da biblioteca indisciplinada de Guita e José Mindlin, editado pela FAPESP, Edusp e Biblioteca Nacional, é um dos ganhadores da 48ª edição do Prêmio Jabuti

15 de setembro de 2006

José Mindlin, sua filha Diana e Carlos Vogt (ao centro), presidente da FAPESP, na entrega do Jabuti (foto: Eduardo Cesar)

 

Agência FAPESP - O tradicional Prêmio Jabuti, concedido anualmente pela Câmara Brasileira do Livro, foi entregue aos ganhadores de sua 48ª edição na noite de quarta-feira (13/9), na Sala São Paulo, na capital paulista.

Os prêmios mais esperados foram anunciados na própria cerimônia. Na categoria ficção o escolhido foi Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. Ruy Castro, com Carmen – Uma biografia, levou o primeiro lugar em não-ficção.

Os três primeiros lugares em cada uma das demais categorias do Jabuti haviam sido anunciados em agosto. A violência no coração da cidade, de Paulo Cesar Endo, que teve apoio da FAPESP, ficou em terceiro lugar na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise. O ganhador na categoria foi O sonhar restaurado, de Tales Ab’Sáber.

Destaques da biblioteca indisciplinada de Guita e José Mindlin, um passeio por algumas das principais obras colecionadas pelo casal Mindlin, que funcionam como notáveis registros de momentos da história do Brasil, foi o terceiro colocado na categoria Projeto/produção editorial. O projeto é de Diana Mindlin e o livro foi editado pela FAPESP, Edusp e Fundação Biblioteca Nacional. O primeiro lugar na categoria ficou com Caminhos do ouro na estrada real, de Antonio Gilberto Costa.

Outros ganhadores em algumas categorias:

  • Arquitetura e urbanismo, fotografia, comunicação e artes: O porto e a cidade: o Rio de Janeiro entre 1565 e 1910, de Nubia Melhem, Maria Isabel Lenzi e Cláudio Figueiredo
  • Teoria/crítica literária: O local da diferença, de Márcio Seligmann-Silva
  • Ciências exatas, tecnologia e informática: Elementos de amostragem, de Heleno Bolfarine e Wilton Bussab
  • Reportagem: Operação Araguaia – os arquivos secretos da guerrilha, de Taís Morais e Eumano Silva
  • Didático e paradidático de ensino fundamental e médio: Almanaque – cortes e recortes da história da terra paulista, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)
  • Economia, administração, negócios e direito: A humanidade e suas fronteiras, de Eduardo Felipe Matias
  • Poesia: Vestígios, de Affonso Romano de Sant’anna
  • Ciências humanas: 1930 – Os órfãos da revolução, de Domingos Meirelles
  • Ciências naturais e ciências da saúde: Tratado de cardiologia Socesp, de Fernando Nobre e Carlos Serrano
  • Contos e crônicas: Contos negreiros, de Marcelino Freire

Mais informações: www.clb.org.br


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.