Resultado de dez anos de trabalhos, a obra está sendo lançada em 19 volumes
A inédita e grandiosa Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira, resultado de dez anos de trabalhos, está sendo lançada em 19 volumes com quase mil páginas cada um
A inédita e grandiosa Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira, resultado de dez anos de trabalhos, está sendo lançada em 19 volumes com quase mil páginas cada um
Resultado de dez anos de trabalhos, a obra está sendo lançada em 19 volumes
Agência FAPESP - Sinais do mundo da educação, das artes, cultura, esportes e lazer. Os dois primeiros volumes da Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira, que acabam de ser lançados, oferecem aos deficientes auditivos e seus educadores um conteúdo bastante rico – e inédito.
A enciclopédia completa terá 19 volumes, todos temáticos. A organização é feita por categorias semânticas, o que facilita a busca pela informação. "No caso do esporte, por exemplo, todos os termos relativos ao futebol estarão disponíveis", disse Fernando Capovilla, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e um dos organizadores da obra, ao lado de Walkiria Raphael, também psicóloga.
O pesquisador, que em 2001 havia lançado o premiado Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira (Libras), com 9,5 mil verbetes, está há uma década voltado para esse novo trabalho. "Teremos volumes dedicados à medicina, saúde, política e cidadania", explica.
"Em um desses outros volumes, por exemplo, será possível ao surdo aprender sobre monarquia, república, voto, eleições e outros temas relacionados", afirma o organizador da obra, que foi toda feita a partir da linguagem brasileira existente para o universo dos deficientes auditivos.
A enciclopédia, que recebeu o subtítulo O Mundo do surdo em Libras, é uma edição feita pela Editora da Universidade de São Paulo em parceria com a Imprensa Oficial. A Fundação Vitae, Capes, CNPq e FAPESP apoiam a publicação.
Segundo Capovilla, a obra pode desempenhar um papel importante também como instrumento de ensino para os surdos brasileiros, estejam eles no ensino fundamental ou médio. "Nesse primeiro volume, exclusivo sobre educação, existe uma sessão que ajuda a avaliar a competência de leitura de palavras em escolares surdos".
O conteúdo dessa parte do primeiro volume da enciclopédia foi testado entre um grupo de 1,5 mil surdos, de 6 a 45 anos de idade. "O Brasil tem hoje cinco milhões de surdos, em diversos níveis de alfabetização", disse.
Outra novidade que será lançada em breve – a expectativa é que toda a
enciclopédia esteja pronta no primeiro trimestre do ano que vem – é o
conjunto de cd-roms. Nessa mídia estará também todo o conteúdo impresso
nos 19 volumes. "A grande novidade desse material é que será possível,
mesmo para os surdos com tetraplegia, consultar a obra". O sistema,
explica Capovilla, poderá ser acionado por meio de piscadas, que farão o
papel do mouse do computador.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.