Capa do livro de Copérnico

O reformador da Astronomia
26 de setembro de 2003

Depois de 13 anos, Commentariolus, de Nicolau Copérnico, é relançada no Brasil. A introdução e os estudos que acompanham o livro da Editora Livraria da Física é do historiador da ciência Roberto de Andrade Martins, da Unicamp

O reformador da Astronomia

26 de setembro de 2003

Capa do livro de Copérnico

Agência FAPESP - Foi o primeiro texto que Nicolau Copérnico (1473-1543) fez sobre a sua teoria heliocêntrica. O Commentariolus (pequeno comentário) foi escrito, provavelmente, em 1510, quando o autor tinha 37 anos. A pequena obra jamais foi impressa enquanto o astrônomo polonês vivia, tendo circulado apenas na forma manuscrita.

O livro que a Editora Livraria da Física, de Campinas, traz ao mercado agora tem dois bons motivos para ser lido. Além da importância histórica, Commentariolus também revela as origens das idéias revolucionárias de Copérnico, que entrou para a história por ter colocado o Sol no centro do Universo.

A tradução e os comentários do historiador da ciência Roberto de Andrade Martins, da Universidade Estadual de Campinas, ajudam o leitor a contextualizar não apenas o manuscrito, mas também toda a obra do astrônomo que, pelo nome de registro não latino, chamava-se Nikolaj Koppernigk.

Um dos enfoques interessantes que a obra exibe está no capítulo "O que Copérnico não fez". Apesar do cientista ter lançado idéias que reformariam para sempre a astronomia mundial, ele nunca conseguiu comprovar, com instrumentos matemáticos e físicos, o que defendia.

Como explica Martins na introdução, o Commentariolus foi escrito quando as idéias de Copérnico ainda não estavam totalmente desenvolvidas. A grande obra do astrônomo, que seria publicada em 1543, é De revolutionibus orbium caelestium (sobre a rotação das esferas celestes). Esta sim, publicada enquanto Copérnico ainda era vivo.