Mecanismos importantes da relação parasita-hospedeiro foram descobertos recentemente mas, ao mesmo tempo, novos elos surgem para intrigar ainda mais, disse Célia Regina da Silva Garcia, da USP, em Caxambu (foto: E.Geraque)

O complexo parasita da malária
19 de maio de 2004

Mecanismos importantes da relação parasita-hospedeiro foram descobertos recentemente mas, ao mesmo tempo, novos elos surgem para intrigar ainda mais, disse Célia Regina da Silva Garcia, da USP, em Caxambu (MG)

O complexo parasita da malária

19 de maio de 2004

Por Eduardo Geraque, de Caxambu (MG)

Agência FAPESP - Há décadas, cientistas como Célia Regina da Silva Garcia, do Departamento de Fisiologia Celular do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, tentam entender a interação do Plasmodium vivax com as células humanas, o processo bioquímico que acaba provocando a malária. Desde 1996, descobertas importantes, também feitas no laboratório da USP, indicavam que a elucidação completa dessa relação parasitária estava prestes a ocorrer.

Apesar de todos os avanços, conforme mostrou Célia Regina em sua apresentação na reunião anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, que terminou nesta terça-feira (18/5), em Caxambu (MG), o esquema disponível atualmente para mostrar como o plasmódio se comunica com a célula humana não está mais tão seguro como estava até há pouco.

"O que podemos afirmar é que a complexidade é maior do que se sabia. Até o ano passado, nas minhas apresentações, eu mostrava ao público o esquema de sinalização com muito mais segurança do que faço agora", disse a pesquisadora à Agência FAPESP. Certo mesmo, do ponto de vista molecular, é que a melatonina e o balanço de cálcio entre o interior e o exterior das células do hospedeiro apresentam um papel fundamental no processo que vai resultar lá na frente na infecção. Mas apenas isso não é suficiente para explicar tudo o que ocorre.

Uma das dúvidas que os cientistas tentarão explicar nos próximos meses está relacionada com a relativa auto-suficiência que o parasita parece ter quando sai da célula humana onde se reproduz e invade outras áreas. "Além disso, também é importante estudar os receptores que existem nas próprias células do hospedeiro e que estão envolvidos nessa relação", explica Célia Regina.

No esquema de sinalização também desenvolvido na USP – outros grupos em outros países também trabalham na questão – está claro, por exemplo, que o parasita consegue subverter o sistema endocrinológico do hospedeiro e usar a melatonina a seu favor. Ele acaba funcionando como um seqüestrador.

Os cientistas conhecem bastante do sinal e de outro fenômeno descoberto há mais tempo, que não pode ser desconsiderado: os parasitas que causam a malária atuam dentro de um ciclo, que dura 48 horas. Na malária humana, bilhões de parasitas agem no interior das células humanas em sincronia.

"Existe esse ritmo. A sinalização está presente, mas não sabemos com certeza todas as relações que fazem que esse processo ocorra. Todos os parasitas, por exemplo, se dividem ao mesmo tempo", disse Célia Regina.