Escrita por jornalistas com base em informações fornecidas pela equipe multidisciplinar do Instituto da Criança, obra busca responder dúvidas comuns entre pais e mães

O ABC da Saúde Infantojuvenil
02 de fevereiro de 2016

Escrita por jornalistas com base em informações fornecidas pela equipe multidisciplinar do Instituto da Criança, obra busca responder dúvidas comuns entre pais e mães

O ABC da Saúde Infantojuvenil

Escrita por jornalistas com base em informações fornecidas pela equipe multidisciplinar do Instituto da Criança, obra busca responder dúvidas comuns entre pais e mães

02 de fevereiro de 2016

Escrita por jornalistas com base em informações fornecidas pela equipe multidisciplinar do Instituto da Criança, obra busca responder dúvidas comuns entre pais e mães

 

Karina Toledo|Agência FAPESP – Como se alimentar durante a gestação e preparar o corpo para amamentar? Quais perguntas fazer ao pediatra na primeira consulta? Que cuidados oferecer a uma criança com febre, diarreia ou que sofreu queimadura? Como lidar com problemas como intolerância à lactose, refluxo, obesidade?

Respostas didáticas, isentas e cientificamente embasadas para essas e outras perguntas que costumam assombrar mães e pais de primeira viagem podem ser encontradas no livro “ABC da Saúde Infantojuvenil”, lançado recentemente pela Editora Manole.

A obra foi escrita pelas jornalistas Samia Prates Darwich Moura e Juliana Lanzuolo, com base em entrevistas feitas com especialistas do Instituto da Criança (ICr), órgão vinculado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). O trabalho de seleção dos temas, escolha dos especialistas a serem consultados e de edição dos textos foi coordenado pela pediatra Magda Carneiro Sampaio, presidente do Conselho Diretor do ICr.

“Trata-se de um livro de educação para a saúde fundamentalmente dirigido para mães e pais. Foi uma forma que nós do ICr encontramos de estender nossa atenção – normalmente voltada a pacientes com condições graves, complexas e raras – às crianças saudáveis ou com doenças autolimitadas”, explicou Magda.

Segundo a pediatra, este é apenas o primeiro volume de uma série de livros dedicada a fornecer informações sobre os cuidados essenciais nas duas primeiras décadas de vida. Entre os temas abordados estão efeitos do álcool durante a gestação, parto prematuro, desfralde, vacinação, angústia de separação, teste do pezinho, cuidados com a saúde bucal do bebê, cirurgia de fimose, o início da puberdade e como decorar o quarto da criança alérgica.

Mais de 40 colaboradores participaram do projeto. Além de pediatras, foram entrevistados especialistas em ortopedia, imunologia, oncologia, neurofisiologia, neurologia, pneumologia, radiologia, psiquiatria, odontologia, entre outras.

“O segundo livro já está em preparação. Pretendemos lançar novos volumes a cada dois anos. Os temas são praticamente infinitos”, disse Magda.

Informação isenta

A série de livros dá continuidade a um trabalho iniciado pela equipe do ICr em 2013, quando foi lançado o site, com uma proposta muito semelhante (Leia mais em: agencia.fapesp.br/18151/).

De acordo com Magda, a ideia nasceu da necessidade de se estabelecer um diálogo com a sociedade dentro do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente (NAP-CriAd), um grupo de pesquisa criado no ICr em 2012 para promover a investigação e a reflexão sobre questões contemporâneas relacionadas com a saúde nas duas primeiras décadas de vida.

“O site apresenta quase todo o conteúdo do livro completamente de graça. Já o livro está sendo vendido e toda a renda será revertida ao ICr. Importante ressaltar que não aceitamos patrocínio de empresas em nenhum dos dois canais de comunicação, pois queríamos dar uma opinião isenta. Não estamos vendendo nada e nem sequer pretendemos atrair esses pacientes para o hospital, pois não é nosso público”, destacou a professora da FMUSP.

Segundo Samia Moura, editora-assistente, a obra traz informação segura numa época em que muitos dados são pulverizados na internet. “Trabalhar ao lado dos melhores profissionais da pediatria do país é uma vantagem para composição dos textos, que se propõem a ser didáticos. É preciso muita habilidade e sensibilidade para captar um conteúdo, essencialmente técnico, e traduzi-lo para uma linguagem acessível a todos. Tal tarefa foi muito bem executada pela jornalista Juliana Lanzuolo”, comentou.

Lanzuolo destacou a necessidade de se estar atento à origem da fonte e verificar se a informação está respaldada em conhecimento e credibilidade. “Participar do ABC é uma honra por conta disso, pois os médicos do ICr nos oferecem o conhecimento científico apurado em anos de técnica e prática em pediatria. É a chancela da credibilidade para a informação na qual toda a família busca estar respaldada e que nós, como jornalistas, nos sentimos seguras e honradas em transmitir”, disse.

As autoras deixam claro, no entanto, que a obra não tem o objetivo de substituir o pediatra. “O que a gente quer é dar informações para que a mãe aproveite o melhor possível a consulta e saiba tomar as atitudes certas em determinadas situações”, concluiu Magda.

ABC da Saúde Infantojuvenil – Recomendações práticas do Instituto da Criança do HCFMUSP

Autoras: Magda Carneiro Sampaio, Samia Prates Darwich Moura e Juliana Lanzuolo

Lançamento: janeiro de 2016

Preço: R$ 59,00

Páginas: 180

Mais informações http://www.manole.com.br/
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.