A série apresenta conceitos científicos ao público geral, relacionando-os a questões que estão em destaque nos noticiários (imagem: NeuroMat)

Novo episódio de vídeo do CEPID Neuromatemática trata da esquizofrenia
27 de julho de 2020

Novo episódio de vídeo do CEPID Neuromatemática trata da esquizofrenia

27 de julho de 2020

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat) lançou novo episódio da série de vídeos Faísca NeuroMat.

O NeuroMat é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sede na Universidade de São Paulo (USP).

No sexto Faísca NeuroMat, a psiquiatra e neurocientista Natália Mota, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), discute como medir a desorganização do pensamento de pessoas com esquizofrenia, a partir da fala. Por meio de ferramentas da ciência computacional e da matemática é possível analisar a estrutura da fala de um indivíduo e, dessa forma, montar mapas que podem ajudar no diagnóstico precoce da doença.

Os episódios podem ser assistidos pelas páginas do NeuroMat no Facebook e no YouTube.

Apresentada pelo físico Fernando da Paixão, do NeuroMat, a série tem como objetivo mostrar ao público conceitos científicos, relacionando-os com questões que estão em destaque nos noticiários. A iniciativa vai ao ar quinzenalmente.