Novo episódio de vídeo do CEPID Neuromatemática trata da esquizofrenia | AGÊNCIA FAPESP

Novo episódio de vídeo do CEPID Neuromatemática trata da esquizofrenia A série apresenta conceitos científicos ao público geral, relacionando-os a questões que estão em destaque nos noticiários (imagem: NeuroMat)

Novo episódio de vídeo do CEPID Neuromatemática trata da esquizofrenia

27 de julho de 2020

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat) lançou novo episódio da série de vídeos Faísca NeuroMat.

O NeuroMat é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sede na Universidade de São Paulo (USP).

No sexto Faísca NeuroMat, a psiquiatra e neurocientista Natália Mota, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), discute como medir a desorganização do pensamento de pessoas com esquizofrenia, a partir da fala. Por meio de ferramentas da ciência computacional e da matemática é possível analisar a estrutura da fala de um indivíduo e, dessa forma, montar mapas que podem ajudar no diagnóstico precoce da doença.

Os episódios podem ser assistidos pelas páginas do NeuroMat no Facebook e no YouTube.

Apresentada pelo físico Fernando da Paixão, do NeuroMat, a série tem como objetivo mostrar ao público conceitos científicos, relacionando-os com questões que estão em destaque nos noticiários. A iniciativa vai ao ar quinzenalmente.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados