SPIRou: equipamento para analisar a luz infravermelha (imagem: CFHT, Hawai‘i)
Série de vídeos do projeto GMT Brasil apresenta o instrumento SPIRou, desenvolvido com o auxílio de cientistas brasileiros
Série de vídeos do projeto GMT Brasil apresenta o instrumento SPIRou, desenvolvido com o auxílio de cientistas brasileiros
SPIRou: equipamento para analisar a luz infravermelha (imagem: CFHT, Hawai‘i)
Agência FAPESP – A série de vídeos on-line “Mirando as Estrelas”, produção da iniciativa brasileira que participa do projeto do Telescópio Gigante Magalhães (GMT), lançou um novo episódio que apresenta o instrumento SPIRou para o Canada-France-Hawaii Telescope (CFHT), localizado na Ilha do Havaí, que permanece como referência mundial em astronomia há mais de 40 anos.
A partir de modelagens 3D, a série explora diversos ângulos do SPIRou, como é conhecido o SPectropolarimètre InfraROUge, um espectropolarímetro capaz de analisar a luz infravermelha. Ele é apelidado de caçador de exoplanetas ao redor de estrelas frias e foi projetado para permitir a observação de um espectro de referência simultaneamente ao objeto de interesse.
Em funcionamento desde 2018, o projeto internacional é uma parceria entre Canadá, França, Portugal, Suíça, Taiwan e Brasil, a partir da participação de profissionais do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), com sede em Itajubá (MG).
O episódio conta com a participação de Eder Martioli, pesquisador titular do LNA e membro do projeto SPIRou.
A série “Mirando as Estrelas” é resultado da parceria entre o GMT Brasil, o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e a FAPESP. A produção é da TV Univap, da Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, com apoio do LNA.
O objetivo da produção é apresentar a história da instrumentação astronômica no país e quais são os principais projetos nacionais e internacionais que contam, atualmente, com a participação de cientistas, engenheiros e técnicos brasileiros no design e desenvolvimento tecnológico de ponta para os telescópios mais importantes da atualidade.
O nono episódio da série pode ser assistido pelo canal do GMT Brasil no YouTube.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.