Molécula DF2593A está sendo desenvolvida pelo grupo do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, em parceria com o laboratório farmacêutico italiano Dompé. Resultados dos testes com animais foram divulgados em artigo (ilustração: Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias

Novo composto reduz em até 80% a dor inflamatória
10 de dezembro de 2014
EN ES

Molécula está sendo desenvolvida pelo grupo do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, em parceria com o laboratório farmacêutico italiano Dompé. Resultados dos testes com animais foram divulgados em artigo

Novo composto reduz em até 80% a dor inflamatória

Molécula está sendo desenvolvida pelo grupo do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, em parceria com o laboratório farmacêutico italiano Dompé. Resultados dos testes com animais foram divulgados em artigo

10 de dezembro de 2014
EN ES

Molécula DF2593A está sendo desenvolvida pelo grupo do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, em parceria com o laboratório farmacêutico italiano Dompé. Resultados dos testes com animais foram divulgados em artigo (ilustração: Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias

 

Por Karina Toledo

Agência FAPESP – Uma nova molécula conhecida como DF2593A apresentou em testes com animais capacidade de reduzir em até 80% a dor resultante de quadros inflamatórios agudos e crônicos. Em modelos de dor neuropática, causada por lesão nos nervos, o índice de redução da dor chegou a 60%.

A pesquisa está sendo conduzida no âmbito do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP –, em parceria com o laboratório farmacêutico italiano Dompé.

Parte dos resultados dos testes pré-clínicos foi divulgada em artigo publicado em novembro na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

“Estamos, no momento, realizando os testes toxicológicos e, caso sejam bem-sucedidos, poderemos planejar ensaios clínicos. Nosso objetivo é desenvolver um novo medicamento para dor com menos efeitos adversos que os anti-inflamatórios hoje disponíveis”, disse Thiago Mattar Cunha, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e autor do artigo.

A nova droga tem como alvo um peptídeo conhecido como C5a, um componente do chamado sistema do complemento que desempenha papel mediador na dor inflamatória, conforme relatou o grupo do CEPID em artigo publicado no British Journal of Pharmacology em 2007.

“O sistema do complemento é um conjunto de proteínas plasmáticas que se ativam por meio de uma reação em cascata, isto é, cada componente ativado é capaz de ativar o outro componente do sistema. Isso ocorre durante processos inflamatórios ou infecciosos”, explicou Cunha.

“Entre os componentes desse sistema, o C5a é um dos peptídeos produzidos sistemicamente ou no local da inflamação quando da ativação do sistema do complemento. Quando produzido, o C5a exerce vários efeitos biológicos tanto locais quanto sistêmicos. É uma molécula pró-inflamatória, com papel na ativação de leucócitos e na produção de radicais livres e citocinas inflamatórias”, disse.

Para desempenhar seus efeitos biológicos, acrescentou o pesquisador, o peptídeo precisa se ligar a um receptor conhecido como C5aR, que pertence à grande família de receptores acoplados às proteínas G – importantes para a sinalização celular – e está expresso em diversos tipos de células.

“Tivemos então a ideia de desenvolver uma molécula que, ao bloquear esse receptor, tivesse ação analgésica”, contou Cunha.

Ligação alternativa

Em parceria com pesquisadores da Dompé, o grupo do CEPID vinha investigando moléculas capazes de bloquear receptores de quimiocina – um tipo de citocina inflamatória – de forma alostérica.

“Bloqueadores alostéricos são moléculas capazes de se ligar a um receptor em uma porção diferente daquela em que o agonista [o ligante fisiológico] se conecta. Ou seja, o agonista continua se ligando ao receptor, mas este não é ativado. É um tipo de modulação bastante seletiva”, disse Cunha.

Os pesquisadores observaram que o C5aR também apresentava um possível sítio alostérico, o que possibilitaria encontrar substâncias capazes de modular seletivamente a ação desse receptor.

Especialistas em química medicinal da Dompé foram então modificando a estrutura dos inibidores dos receptores de quimiocina e sintetizando novos compostos capazes de se ligar ao C5aR de forma alostérica.

“O protótipo nomeado DF2593A foi o que mostrou ação mais potente sobre o C5aR sem interferir no receptor de quimiocina”, contou Cunha.

Teve início, em seguida, uma série de ensaios in vitro e in vivo cujo objetivo era comprovar a ação do novo inibidor em células de humanos, camundongos e ratos, além de calcular a dosagem necessária para obter o efeito terapêutico em cada organismo.

“Fizemos ensaios para mostrar que a ação é bem específica ao sistema complemento e não interfere em receptores do sistema adrenérgico, canabinoides entre outros. Em um dos testes, alteramos os aminoácidos existentes no sítio alostérico do C5aR e observamos que, quando isso acontece, o composto perde atividade. Isso comprova nossa hipótese de que o DF2593A se liga de forma muito seletiva ao sítio alostérico do C5aR”, explicou Cunha.

Também foram feitos ensaios de farmacocinética, nos quais os pesquisadores observaram que o composto é absorvido por via oral e permanece no plasma sanguíneo por pelo menos 12 horas após a administração.

O passo seguinte foi tratar por via oral diversos modelos animais de inflamação crônica e aguda com o DF2593A, bem como modelos de dor neuropática, resultante de uma lesão traumática no nervo ciático. A dor neuropática também pode ser causada por doenças como diabetes ou efeitos adversos de drogas quimioterápicas. Já as dores inflamatórias crônicas são comuns em quadros de artrite reumatoide e artrose.

“O mais interessante é que o composto foi capaz de bloquear a dor inflamatória sem afetar a dor fisiológica, que é importante para a sobrevivência. Ou seja, a capacidade de resposta a um estímulo doloroso se manteve nos animais não inflamados quando tratados com DF2593A, o que não acontece quando se administra derivados de morfina, por exemplo”, comentou Cunha.

Além disso, acrescentou, o composto em estudo não teve efeito sedativo sobre os roedores. Caso o novo analgésico seja bem-sucedido nos estudos clínicos, Cunha acredita que poderá tornar-se uma boa opção terapêutica aos anti-inflamatórios hoje disponíveis.

“As drogas usadas atualmente na clínica inibem as enzimas ciclo-oxigenases (COX), que, além de terem um papel na inflamação, são importantes para a homeostasia do sistema gástrico, cardíaco e renal. Por isso, causam efeitos colaterais importantes no longo prazo. Já o DF2593A atua apenas sobre o C5aR, que não tem um papel fisiológico importante. Estudamos um modelo de camundongo transgênico que não expressa o C5aR e o animal é completamente normal. Apresenta, até mesmo, maior resistência à infecção”, afirmou Cunha.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.