Nova forma de distrofia é descoberta
03 de fevereiro de 2005

Cientistas da Clínica Mayo, nos EUA, identificam tipo da doença que se desenvolve após os 40 anos e causa fraqueza muscular e danos a nervos e músculos cardíacos

Nova forma de distrofia é descoberta

03 de fevereiro de 2005

Agência FAPESP - Pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, descobriram uma até então desconhecida forma de distrofia muscular. O tipo agora identificado, ao qual deram o nome de zaspopatia, desenvolve-se após os 40 anos e causa danos a nervos e músculos cardíacos e fraqueza dos músculos dos membros.

Não há até o momento cura para a distrofia muscular, um grupo de doenças genéticas caracterizado pela degeneração dos músculos e fraqueza progressiva. Embora ainda esteja longe de representar a cura, os cientistas norte-americanos acreditam que o novo estudo possa ajudar a aumentar a compreensão sobre a doença e o papel desempenhado pelos genes.

Os pesquisadores deram à doença que acaba de ser identificada o nome de zaspopatia em virtude do gene conhecido como zasp. Eles descobriram que qualquer uma das três mutações no gene que fornece as instruções para criar a proteína zasp pode causar a doença.

Os genes envolvidos na zaspopatia são transmitidos aos descendentes de modo dominante. Isso significa que uma criança desenvolverá esse tipo de distrofia ao herdar uma cópia do gene mutante de um dos pais.

Os resultados do estudo estão sendo publicados na edição de janeiro do periódico Annals of Neurology. Para ler o artigo on-line, clique aqui.