Autores do estudo divulgado pela revista Nature afirmam que ferramenta permite criar links "dentro" de áudio e vídeo
Autores do estudo divulgado pela revista Nature afirmam que ferramenta permite criar links "dentro" de áudio e vídeo
"Em até cinco anos, estará no desktop de todo mundo", acredita Silvia Pfeiffer da CSIRO Mathematical and Information Sciences, de Sydney, Austrália. O código está sendo lançando aberto, para poder ser utilizado e modificado por outros.
O software, chamado Annodex, permite adicionar tags descritivas e seções de arquivos, tais como "cena de ação', "paisagem" ou "entrevista", por exemplo. Essas tags vão sendo apresentadas seqüencialmente em outra janela, de forma paralela ao arquivo.
Entre as possibilidades abertas pela ferramenta está o fato de os mecanismos de busca poderem encontrar esses arquivos independentemente de estarem colocados em páginas web. Será possível achar o link direto para o vídeo ao fazer uma busca. As tags também possibilitam ir a diferentes seções de um mesmo arquivo, enquanto se assiste ou ouve, da mesma forma que podemos hoje ir a diferentes partes de uma mesma página web, por meio de links.
Por fim, além de poder seguir links para o próprio arquivo, os internautas poderão, a qualquer momento, clicar em páginas, vídeos e áudio de toda a web.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.