Palestra apresentará estudo sobre modelo de gestão de museus tendo como caso o Museu do Ipiranga. Inscrições gratuitas
Palestra apresentará estudo sobre modelo de gestão de museus tendo como caso o Museu do Ipiranga. Inscrições gratuitas
Agência FAPESP – O Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), mais conhecido como Museu do Ipiranga, receberá a palestra “Nos Bastidores do Museu Paulista: Desafios e Perspectivas da Gestão Operacional” no dia 27 de setembro, em São Paulo.
Ministrada por Marcus Vinicius Rosário da Silva, arquiteto, urbanista e doutorando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU) da USP, a palestra discutirá a aplicação, em contextos museológicos, do Facility Management, um modelo de gestão que integra pessoas, processos e espaços para garantir funcionalidade, segurança, conforto e eficiência.
Tendo como estudo de caso o Museu do Ipiranga, o pesquisador compartilhará resultados de sua investigação sobre gestão e operação de museus em edifícios históricos, com foco em planejamento, manutenção, sustentabilidade, mudanças climáticas e uso de tecnologias emergentes como internet das coisas, big data e modelagem da informação da construção.
O evento integra o ciclo “Encontro com a Pesquisa”, uma iniciativa do Museu Paulista da USP que promove encontros mensais ao longo de 2025, sempre aos sábados, aproximando o público das pesquisas realizadas a partir de seus acervos.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis até sexta-feira (19/09), pelo Sistema Apolo da USP. A palestra será realizada das 14 às 18 horas. O endereço do Museu do Ipiranga é rua dos Patriotas, 100, Ipiranga, São Paulo.
Mais informações: https://museudoipiranga.org.br/encontro-com-a-pesquisa-setembro-2025/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.