Norte tem mais bolsistas
15 de agosto de 2008

Bolsas de mestrado e doutorado concedidas pelo CNPq para estados da região terão aumento de 65% em relação a 2007

Norte tem mais bolsistas

Bolsas de mestrado e doutorado concedidas pelo CNPq para estados da região terão aumento de 65% em relação a 2007

15 de agosto de 2008

 

Agência FAPESP– O número de bolsas de mestrado e doutorado concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ao Norte do país terá este ano um aumento de 65% em relação a 2007.

O número de pesquisadores com bolsas de produtividade em pesquisa na região quase triplicou em relação a 2002. Os dados foram apresentados pelo presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, em reunião, na sede da agência, com o senador Tião Viana (PT-AC) e com representantes das fundações de amparo à pesquisa do Pará e do Amazonas, na terça-feira (12/8).

"A formação de recursos humanos é prioridade do CNPq. Quanto mais estimularmos a formação de doutores na região Norte, mais aumentamos a capacidade de absorção no local", disse Zago.

Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, cujo edital foi lançado recentemente, têm previsão de investimentos de R$ 475 milhões para criação de cerca de 60 institutos, dos quais 35% serão destinados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Mais informações: www.cnpq.br

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.