Agência espacial lança programa de bolsas de pós-doutorado para “inspirar a próxima geração de exploradores” na busca por outros planetas e por vida além da Terra (divulgação)
Agência espacial lança programa de bolsas de pós-doutorado para “inspirar a próxima geração de exploradores” na busca por outros planetas e por vida além da Terra
Agência espacial lança programa de bolsas de pós-doutorado para “inspirar a próxima geração de exploradores” na busca por outros planetas e por vida além da Terra
Agência espacial lança programa de bolsas de pós-doutorado para “inspirar a próxima geração de exploradores” na busca por outros planetas e por vida além da Terra (divulgação)
Agência FAPESP – A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou a criação do Programa de Bolsas de Pós-Doutorado Carl Sagan em Exploração de Exoplanetas.
O objetivo é “inspirar a próxima geração de exploradores na busca por conhecer mais sobre os planetas e, possivelmente, sobre a vida em outros sistemas estelares”.
Mais de 300 planetas além do Sistema Solar, chamados exoplanetas, são conhecidos e novos são descobertos em ritmo cada vez maior. Há algumas décadas, antes de se encontrar o primeiro exoplaneta, o astrônomo Carl Sagan (1934-1996) imaginou tais mundos e foi um dos pioneiros na busca científica pela vida que poderia existir neles.
A idéia da Nasa com o novo programa é seguir os passos de Sagan. Serão concedidas bolsas de pós-doutoramento de cerca de US$ 60 mil por ano, por períodos de até três anos, para pesquisadores selecionados.
Entre os temas que serão cobertos estão “técnicas para detectar o efêmero brilho de planetas ofuscados pela proximidade de estrelas” ou a “busca de ingredientes fundamentais ao suporte da vida em outros sistemas planetários”.
“Queremos investir nas melhores e mais brilhantes mentes em nosso país em um campo emergente que é muito inspirador para o público em geral”, disse Jon Morse, diretor da divisão de astrofísica da Nasa.
A Bolsa Sagan se somará à Bolsa Einstein em Física e à Bolsa Hubble em Origens Cósmicas. As três representam uma nova abordagem temática da agência, na qual bolsistas de pós-doutorado direcionam seus trabalhos para focos considerados desafiadores, como na busca por planetas semelhantes à Terra em órbita de outras estrelas.
“Há uma explosão de interesse nesse campo. Agora, estaremos seguindo uma trilha científica que Sagan foi um dos primeiros a explorar, tocha em mãos, nos guiando pelo escuro”, disse Charles Beichman, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. Beichman é diretor do Instituto de Ciência Exoplanetária no Instituto de Tecnologia da Califórnia, que cuidará da administração do programa.
O resultado da primeira chamada do Programa Carl Sagan será anunciado em fevereiro.
Em 2009, a Nasa lançará a missão Kepler, defendida durante anos por Sagan, que tem como objetivo vasculhar centenas de milhares de estrelas em busca por planetas parecidos com a Terra. Ou seja, em busca do primeiro sinal de vida além deste planeta.
Mais informações: http://nexsci.caltech.edu/sagan
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.