Museu Arqueológico Nacional, na Espanha, expõe peças em imagens holográficas e telas interativas
Museu Arqueológico Nacional, na Espanha, expõe peças em imagens holográficas e telas interativas
Agência FAPESP – Depois das salas de cinema e da nova geração de aparelhos de TV, a tecnologia de imagens em três dimensões (3D) começa a ser utilizada em museus.
O Museu Arqueológico Nacional (MAN) na capital espanhola expõe durante este mês a mostra Imaginarte em que os visitantes podem ampliar imagens de peças por meio de telas sensíveis ao toque. Também é possível girar e olhar o material de ângulos inusitados, inclusive a partir de seu interior.
A exposição conta com nove imagens holográficas. Ao todo, 30 peças do museu espanhol foram digitalizadas com novas tecnologias de escaneamento em três dimensões e alta definição. O trabalho foi executado por técnicos do Instituto Tecnológico de Materiais (ITMA), instituição espanhola voltada à inovação industrial.
O museu, que tem entrada gratuita, ainda pretende disponibilizar até o fim de julho mais 15 peças de seu acervo no novo formato digital.
Mais informações: http://man.mcu.es.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.