Sala da exposição Territórios em Disputa, no Museu do Ipiranga (foto: José Rosael/MP)
Aulas são gratuitas e acontecerão remotamente nos dias 21 e 22 de outubro, das 18h às 21h. Há 500 vagas disponíveis
Aulas são gratuitas e acontecerão remotamente nos dias 21 e 22 de outubro, das 18h às 21h. Há 500 vagas disponíveis
Sala da exposição Territórios em Disputa, no Museu do Ipiranga (foto: José Rosael/MP)
Agência FAPESP – O Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), mais conhecido como Museu do Ipiranga, realizará nos dias 21 e 22 de outubro o curso on-line “Territórios em Disputa”.
A atividade aprofundará o debate sobre temas fundamentais na história e geografia brasileira, com base nas disputas intensas entre exploradores, religiosos e povos indígenas que moldaram a identidade do país.
As aulas, ministradas pelos professores da USP Jorge Pimentel Cintra e Francisco de Carvalho Dias de Andrade, trarão uma abordagem crítica e detalhada sobre territórios, populações, terras indígenas, entre outros pontos. O foco será em temas como o Tratado de Tordesilhas, as Capitanias Hereditárias, a influência da igreja na formação territorial e a liberdade indígena. O objetivo é fornecer subsídios a professores que desejam enriquecer suas aulas e contribuir para o entendimento da história territorial brasileira.
O público-alvo são estudantes da rede pública de ensino médio e superior, professores e educadores da rede pública de ensino médio, superior e de museus, além do público em geral interessado no assunto.
São oferecidas 500 vagas e as inscrições são gratuitas. Os interessados devem se inscrever até quarta-feira (16/10), pelo Sistema Apolo da USP. Os professores e alunos devem preencher a ficha de inscrição no link informado e encaminhar a cópia do documento de vínculo institucional para o e-mail apoioacadmp@usp.br.
As aulas acontecerão das 18h às 21h. Para receber o certificado, os alunos deverão assinar a lista de presença em ambos os dias do curso.
Mais informações pelo e-mail apoioacadmp@usp.br ou pelos telefones (11) 2065-8075/6644.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.